Negócios

BPO Financeiro pode fazer a diferença para a sobrevivência das empresas na pandemia

Estamos vivendo, sem dúvidas, o principal período em que o BPO Financeiro (Business Process Outsourcing) pode fazer a diferença para a sobrevivência das empresas.

Entre os muitos benefícios desse serviço, estão redução de custos, empresário focado no core business e informações gerenciais personalizadas em tempo oportuno para tomada de decisão.

Com a pandemia do coronavírus e com os empresários precisando se reinventar para conseguir sobreviver, poder confiar em uma empresa que pode gerar economia financeira, assumir a carga administrativa financeira (assim como atender o contador) e ainda dar informações importantes para que possam elaborar sua estratégia é um “respirador” para quem está na UTI.  

Contudo, é preciso ter cautela. Os pontos de atenção são variáveis de acordo com a atividade, o tamanho da empresa, a infraestrutura e a legislação,  sofre alterações quase diariamente.

E é exatamente por isso que o trabalho do BPO Financeiro deve ser personalizado, ou seja, é preciso entender as características únicas de cada empresa para gerar informações de valor.  

Não basta assumir o financeiro do negócio querendo impor uma nova forma de trabalho e exigir mudanças  nas rotinas há anos estabelecidas.

O ideal é otimizar os processos, validar as informações, atender aos questionamentos da contabilidade e gerar relatórios gerenciais que façam sentido ao empresário.

Assim, investir em BPO Financeiro em plena pandemia pode gerar mais capital com menos recursos aos empresários.

Para isso, é necessário melhorar a administração financeira e tomar decisões mais assertivas.

Neste caso, a terceirização é a palavra-chave. E muitas vezes a terceirização traz também mais qualidade.

Além disso, o custo também acaba sendo menor. Veja o exemplo do contador: toda empresa tem que ter a atuação desse profissional e se fosse contratá-lo como um colaborador fixo seria caro demais, porém, com a terceirização é possível encontrar especialistas de acordo com o segmento desejado por um valor acessível.

Outro exemplo é o departamento de T.I. (Tecnologia da Informação). As empresas nem sempre têm demanda para ter um colaborador em tempo integral, mas o serviço não deixa de ser necessário, então, contratar uma empresa terceirizada e especialista em T.I. gera um custo-benefício muito mais vantajoso.

Em meio à crise, já foi possível ver empresas e pessoas se reinventando, cedendo a situações que tinham muita resistência, e quando isso aconteceu perceberam que é possível e que a mudança também pode trazer bons resultados.

O trabalho em regime de home office é um grande exemplo disso e grandes empresas já cogitam não retornarem à estrutura anterior.

A partir de agora, os processos, a forma de agir e como o mercado se comportará não serão mais como antes e precisaremos nos adaptar ao “novo normal”.

Desta forma, investir em novos processos e novas estruturas que podem otimizar os gastos e garantir um crescimento saudável à empresa pode ser uma ótima saída.

Precisamos, cada vez mais, de soluções financeiras e gerenciais para que os negócios não fiquem inertes e se percam em meio aos desafios do dia a dia. Evoluir é a nova ordem!

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Por Janaína Furquim de Novaes é contadora, administradora de empresas e diretora da HUB Assessoria Financeira Digital

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

10 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

11 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

12 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

14 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

15 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

16 horas ago