Fique Sabendo

Bradesco, Itaú e Santander testaram WhatsApp Pay, mas não quiseram aderir

Chegou ao Brasil o recurso de pagamentos com promessa de simplificar transferências e cobranças, que agora podem ser feitas por meio do aplicativo de mensagens. Estamos falando do WhatsApp Pay, o serviço está disponível ainda de forma limitada. O primeiro a divulgar sua participação no novo modelo de pagamentos foi o Nubank. Entretanto, os grandes bancos não se interessaram pelo serviço, exceto o Banco do Brasil que está habilitado no recurso de pagamentos do WhatsApp. Outros bancos participaram dos testes, mas acabaram não querendo aderir,entre os bancos que não quiseram estão, o Bradesco, Itaú e Santander.

Mas, o que é o recurso de pagamentos do WhatsApp e porque só o Nubank e o Banco do Brasil se interessaram em participar do sistema. Vamos entender como funciona e se você vai confiar nesse tipo serviço.

Como funciona o recurso de pagamentos do WhatsApp?

Ao longo das próximas semanas, será possível realizar pagamentos pelo aplicativo de mensagens no Brasil de forma gradual. Com o recurso Pagamentos do WhatsApp, oferecido pelo Facebook Pay, haverá a função “Pagamento”, sendo disponibilizado no WhatsApp assim que for feita a atualização no aplicativo.

O que irá permitir enviar ou receber dinheiro da mesma maneira que são enviados arquivos, fotos, contatos e localização.

Na verdade, operações entre pessoas e empresas poderão ser realizadas tanto na forma de débito quanto de crédito. Mas, quando for pagamentos por WhatsApp de pessoa para pessoa, só estará disponível a modalidade débito. Nesse caso, a pessoa recebe o valor em até um dia útil. Nas transições de crédito, o valor cairá na conta em até dois dias úteis.

Por que grandes bancos não quiseram fazer parte do novo sistema?

Embora o banco do Brasil, o Nubank e Sicredi tenham aderido a novidade, outros bancos participaram dos testes do novo recurso de pagamentos do WhatsApp, mas não quiseram participar do lançamento do produto. Bancos como Bradesco, Itaú e Santander preferiram ficar de fora.

Essas instituições alegaram ter dificuldades; muitas delas pelo distanciamento físico durante a pandemia do novo coronavírus.

Por enquanto a exclusividade de processamento dos pagamentos será feito pela Cielo, mas outras empresas do setor, como Rede e Getnet, teriam sido procuradas pelo WhatsApp, buscando uma intermediação para as transações do novo sistema. Num primeiro momento, só os bancos que possuírem recursos tecnológicos e digitais mais avançados (como conta digital) poderão fazer parte do novo recurso de pagamentos do WhatsApp.

Porém, o sistema dando certo, é claro, que esses bancos vão acabar se adaptando à novidade com o andar do tempo.

Os bancos C6, Inter e Neon, que possuem contas digitais, já demonstraram interesse e já estão se preparando para aderir ao recurso do WhatsApp em breve, o que poderá acontecer em 90 dias.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

1 hora ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

6 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

9 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

14 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

15 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

15 horas ago