A energia elétrica é uma das despesas que mais pesam nas residências do país. Segundo estudo técnico realizado pela Ex Ante Consultoria Econômica, entre 2000 e 2022, o custo unitário da energia elétrica para a indústria brasileira aumentou em 1.154%.
Esses aumentos expressivos no custo da energia elétrica superam de longe a inflação e destacam o impacto significativo que essa conta acaba causando nas finanças das famílias brasileiras.
Diante desse cenário, o uso de energia solar residencial tem se tornado cada vez mais popular, especialmente nos dias atuais em que, além do alto custo para os brasileiros, há uma maior preocupação com o consumo consciente.
Apesar de a energia solar ser extremamente viável, haja visto que reduz o valor da conta de luz, além de valorizar o imóvel e ter uma alta durabilidade com baixíssima manutenção, acaba sendo uma opção cara para se instalar nas casas brasileiras.
Justamente por isso, está em trâmite uma nova proposta que autoriza o trabalhador a utilizar seu saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para comprar e instalar sistemas de energia solar em suas casas.
A possibilidade de utilizar o saldo do FGTS para comprar e instalar o sistema de energia solar em casa vem através do Projeto de Lei 2.554/24, de autoria do deputado Marcos Tavares (PDT-RJ).
Para o deputado Marcos Tavares, possibilitar o uso do saldo do FGTS para esse fim incentivará o uso de energias renováveis, ao mesmo tempo que oferecerá diversos benefícios econômicos para os brasileiros.
Conforme previsto na proposta, o texto viabilizará que o trabalhador utilize até 50% do saldo do FGTS a cada cinco anos. O valor máximo que poderá ser retirado será negociado e regulamentado pelo Poder Executivo.
No atual momento, a Comissão de Trabalho (CTRAB) da Câmara dos Deputados recebeu a proposta e agora avaliará a possibilidade de autorizar ou não a proposta. Caso receba o aval do CTRAB, o texto seguirá para tramitação nas Comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
A energia solar possui inúmeras vantagens: ambientalmente, por ser uma fonte de energia renovável, que não poluí, além de ter uma vida útil de cerca de 25. Além disso, é capaz de reduzir a conta de energia em cerca de 90%, trazendo retorno do investimento em um prazo médio de cinco anos.
Vantagens econômicas de utilizar a energia solar
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…