Às vezes nos deparamos com alguns termos que não encontramos nenhuma familiaridade e acabamos deixando o assunto de lado; é o caso do “breakeven” que é uma métrica extremamente importante para empreendedores.
O que é isso?
O breakeven ou breakeven point é basicamente quando a sua empresa atinge o ponto de equilíbrio: o faturamento da empresa é igual ao valor total investido na sua abertura, ou seja, quando o seu negócio fica no zero a zero.
Qual a importância desse indicador?
O breakeven é uma métrica necessária para controlar a saúde financeira de uma empresa.
Ele possibilita um monitoramento eficiente de gastos e lucros, mostrando a viabilidade de operações de um negócio.
Todo empresário precisa saber identificar o ponto de equilíbrio do seu empreendimento.
O quer o breakeven representa?
Alguns especialistas em negócio dizem que o breakeven em uma empresa representa o seu crescimento ou queda.
Por exemplo, quando uma empresa está no “vermelho” gastando mais do que lucra e, após meses de “crise”, a receita começa a superar as despesas. Isso é um motivo de comemoração.
No entanto, breakeven também pode significar o início de um processo de falência, em que os custos aumentam e/ou o faturamento cai, acionando uma espécie de sinal “vermelho”, indicando que o fim está, cada vez mais, próximo.
Como calcular?
O cálculo do breakeven é um pouco mais difícil do que parece porque não podemos considerar apenas os custos direto da operação como folha de pagamento e impostos.
É importante ficar atento a todos os custos que impactam a rentabilidade do seu negócio e não esquecer de somar os custos variáveis.
Imagine que você tem uma confeitaria e, na época da Páscoa, produz ovos de chocolate artesanal; ao mesmo tempo que o feriado representa seu maior volume de vendas, o valor para compra de alguns ingredientes também pode ser maior.
Por isso é importante entender as mudanças no faturamento e, também, os custos em algumas épocas específicas do ano.
No final, o grito de ordem é: ponto de equilíbrio.
Entenda o que são os custos fixos e variáveis.
Custo fixo está menos sujeito a variações devido a aumentos ou reduções na produção ou volume de vendas. Exemplos:
Contas de água;
Aluguel;
Material de limpeza;
Salários.
Custo variável oscila de acordo com as atividades no dia a dia do negócio. Exemplos:
Matérias-primas;
Combustível (caso a pessoa use o carro para trabalhar);
Embalagens;
Mão-de-obra temporária;
Custos envolvidos na fabricação de um produto
Prestação de serviço que variam de acordo com a quantidade vendida.
Fórmula para calcular o ponto de breakeven
Para descobrir o ponto de equilíbrio do seu negócio, e entender quando ele começará a ter lucro, e consequentemente sua viabilidade, indicamos que faça a equação de breakeven.
A realização do cálculo exige os seguintes dados do investimento: despesas fixas, receita por unidade e custo variável do produto.
Na prática: Imagine que o valor do seu produto por unidade é de R$ 50,00, e a despesa variável é de R$ 30, 00; com um custo fixo mensal de R$ 1.300.
Para descobrir quantas unidades precisa vender para alcançar o breakeven, vamos dividir os seus custos fixos pela diferença entre a receita unitária e a despesa variável por unidade.
Confira abaixo:
Breakeven point = custos fixos / (receita por unidade x despesa variável por produto)
Breakeven point = 1.300/ (50,00 –30,00)
Breakeven point = 1300 / 20
Breakeven point = 65 unidades
No exemplo acima, com a venda de 65 unidade você teria o ponto de equilíbrio da sua empresa, que é, basicamente, não estar dando lucro e nem prejuízo.
O tanto que você vende é o suficiente para suprir os gastos com o produto final.
É óbvio que, na realidade, é um pouco mais complexo mensurar todos os gastos e por isso é importante sempre ter uma equipe eficiente de contabilidade auxiliando o seu negócio.
ESCRITO POR: Equipe de Redação da Pigatti
Pigatti Contabilidade. ajudando os donos de negócios no Brasil