A cada 16 segundos Brasil tem um registro de fraude

O país encerrou 2017 com o maior resultado de fraudes desde 2015, em alta de 8,2%. Em dezembro do ano passado foram 150.482 mil tentativas, na comparação com novembro do mesmo ano com 156.469, o índice teve queda de 3,8%.

Com o mercado de crédito mais aquecido, o fluxo de pessoas que buscam crédito cresce e o número de tentativas de fraude também. Segundo economistas da Serasa Experian, são esses os momentos mais propícios para os fraudadores.

A quantidade de buscas por crédito em 2017 subiu em 4,9%, o melhor resultado dos últimos seis anos, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Demanda do Consumidor por Crédito. Esse número de buscas pode explicar o aumento nas tentativas de fraude.

Isso porque os criminosos utilizam dados de outros consumidores para abertura de novas contas de celulares ou compras de aparelhos. Feito isso, usam o comprovante de residência para abrir contas em bancos, e pegar talões de cheques e cartões de crédito em nome de outras pessoas.

O Indicador mostra que o segmento mais afetado no ano passado foi o de ramo de telefonia, com 716.869 tentativas de fraude. Já na sequência vem o setor de serviços com 628.24, em terceiro lugar os bancos e financeiros com 462.77 e o quarto setor mais afetado é o de varejo com 125.254 tentativas. Os demais setores significam apenas 1,5% do total.

As demais tentativas de golpe indicadas pelo indicador são: emissão de cartão de crédito, financiamento de eletrônicos, abertura de contas, compra de automóveis e até abertura de empresas.

Via Blog skill

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

3 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

7 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

10 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

16 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

16 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

16 horas ago