A falta de informação detalhada e confiável sobre os dados da população moveu a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) a sugerir o debate sobre a inclusão do Cadastro Único Nacional Digital, com dados sistematizados que vão ajudar a combater fraudes nos programas emergenciais.
A audiência pública foi aprovada em maio na comissão mista que fiscaliza as ações do governo Federal para combater à pandemia do novo coronavírus.
Veja o que diz a senadora Eliziane Gama:
“Caso tivéssemos um cadastro único nacional, em momentos de calamidade pública como o que vivemos, agilizaria a localização do público exato dos auxílios, evitando-se fraudes”, disse a senadora.
Ela também pediu uma audiência com José Barroso Tostes Neto (Secretário Especial da Receita Federal); Caio Mario Paes de Andrade (Diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados); Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto, Presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev); e Onyx Lorenzoni, Ministro da Cidadania.
Ela também afirmou que, a inclusão de um cadastro nacional é urgente. Para a senadora, o Governo Federal, precisa ter ações imediatas para consolidar, em um banco de dados, as informações de diversas áreas dos brasileiros (emprego, impostos, dados eleitorais, etc).
O que se percebe é que com o volume de CPFs suspensos e cancelados, deixa bem claro o número de brasileiros que devem estar em situação irregular perante à Justiça Eleitoral ou sem ter condição de alistamento eleitoral, o que vem a ser preocupante para o correto exercício da cidadania, de acordo com a senadora.
Basta o cidadão consultar um dos canais de atendimento da plataforma, utilizando os dados pessoais dos integrantes da família.
Consulte:
Site: ao acessar a página, basta preencher o formulário com o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, além de município e estado da residência.
Aplicativo: disponível para download grátis nas lojas Google Play e Apple Store. Feito a instalação, inserindo os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado.
Por telefone será possível tirar dúvidas sobre o Cadastro Único (CadÚnico) e outros programas sociais oferecidos pelo governo. A lição é gratuita, e só de ser feita através de telefone fixo. É só ligar para 0800 707 2003.
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…