Na última segunda-feira (04), medidas para inclusão de jovens menores de 16 anos sem Representantes Familiares. Dessa forma, o público que se encontra em abrigos é incluído na base nacional para benefícios sociais.
Esses jovens poderão requerer mais de 27 programas sociais previstos pelo sistema, a inclusão desse público facilitará o processo de concessão das assistências. A base nacional do Cadastro Único (CadÚnico) pretende facilitar a identificação dos indivíduos em situação de vulnerabilidade social.
Atualmente, aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social podem solicitar as assistências disponibilizadas pelo governo. A inscrição no Cadastro Único é um dos critérios básicos para ser contemplado com os auxílios.
Durante a ocorrência da pandemia de Covid-19 no país, o Cadastro Único se tornou uma norma para adquirir muitos auxílios sociais. Através dessa inscrição, o Ministério da Cidadania pode ter acesso à base de dados para detectar os indivíduos pobres e extremamente pobres.
Ao obter o registro é possível conseguir isenções e subsídios para garantir a subsistência. As isenções são válidas para a participação em concursos públicos, além disso, o inscrito pode participar do programa tarifa social de energia.
Para conferir se já é possuí o registro na base de dados, acesse a plataforma “Meu CadÚnico” e informe os dados solicitados pelo formulário do site. Em seguida solicite a emissão e confira se existe ou não a inscrição do indivíduo, ou grupo familiar.
Esse mesmo procedimento também pode ser realizado pelo aplicativo “Meu CadÚnico”. Ademais, é possível obter essa informação pelo número 0800 707 2003, ao ligar selecione a opção 5. O atendimento via telefone está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Nos feriados nacionais e fins de semana é possível entrar em contato de 10h às 16h.
Segundo as determinações publicadas no Diário Oficial, nesta segunda-feira, os gestores de unidades municipais poderão realizar a inscrição de indivíduos que não possuem um responsável familiar, pessoas que não compõem nenhum grupo familiar serão inclusas na base de dados do sistema do CadÚnico.
São cerca de 78 milhões de inscritos, esse registro é fundamental para que o governo federal possa identificar a parcela da população que necessita do amparo social do Estado por meio das assistências. Os registros são realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…