Empresas do grupo:

Início » CadÚnico: Conheça os principais benefícios do Governo para famílias cadastradas

CadÚnico: Conheça os principais benefícios do Governo para famílias cadastradas

por Matheus Vinicius Ribeiro
3 minutos ler

As famílias de baixa renda do Brasil precisam se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal para aproveitar os principais benefícios do governo oferecidos para esses grupos.

O CadÚnico é um registro que possibilita que governo tenha acesso às famílias brasileiras de baixa renda, entendendo como elas estão vivendo. Esse acompanhamento serve para concessão de benefícios e criação de novas soluções.

Os mais de 30 programas sociais criados pelo governo já atenderam 43 milhões de famílias somente este ano.

1 – Bolsa Família

O Bolsa Família é o programa mais conhecido do CadÚnico, ele é um auxílio pago mensalmente para os grupos familiares de baixa renda, para receber esses e os outros benefícios é preciso estar com o cadastro atualizado. 

Para ter direito ao Bolsa Família, a principal regra é que a renda de cada pessoa da família seja de, no máximo, R$ 218 por mês. Os valores do benefício podem variar de acordo com seu grupo familiar, mas o valor mínimo é de R$ 600.

2 – Auxílio Gás

O Auxílio Gás é um benefício pago a famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo. Como já citamos, o cadastro do seu grupo familiar precisa estar atualizado para receber o benefício.

A cada 2 meses o valor integral do botijão de gás, calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), é repassado para as famílias.

3 – Tarifa Social de Energia Elétrica

Com esse benefício os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal podem aproveitar descontos na conta de luz, com o desconto as famílias podem aproveitar contas de energia mais baratas, sobrando mais dinheiro para contas básicas.

A Tarifa Social é concedida automaticamente para as famílias que têm direito. O programa atende 17 milhões de famílias, para utilizar esse benefício, podem receber as seguintes pessoas:

  • Família inscritas no Cadastro único com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
  • famílias com renda mensal de até três salários mínimos que tenham pessoa com deficiência
  • idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More