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CadUnico, de quanto em quanto tempo atualizar pra não perder o Auxílio Brasil?

Para garantir acesso ao Auxílio Brasil, além de se atentar às regras do programa, como a condição financeira, onde o benefício é pago para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Outra questão extremamente importante para garantir o benefício é a inscrição no CadÚnico.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, popularmente conhecido como CadÚnico, é uma ferramenta do governo, ao qual o governo consegue identificar as famílias em vulnerabilidade social, de modo a garantir diversos benefícios, dentre eles o Auxílio Brasil.

Contudo, para garantir acesso ao benefício não basta apenas se inscrever no CadÚnico e posteriormente conseguir acesso ao programa do Auxílio Brasil. Isso porque, de tempo em tempos, o governo realiza um pente fino para identificar quais beneficiários têm direito e quais não têm mais direito ao programa.

Dessa maneira, uma das principais formas de continuar garantindo o acesso ao Auxílio Brasil e demais benefícios sem qualquer dor de cabeça é realizar uma atualização nos dados informados no CadÚnico, para que o governo identifique que sua família ainda faz jus ao recebimento dos benefícios.

De quanto em quanto tempo atualizar o CadÚnico?

Segundo informações do próprio Ministério da Cidadania, às famílias inscritas no CadÚnico devem realizar a atualização dos dados a cada dois anos, ou sempre que houver alguma alteração no grupo familiar.

Quando falamos sempre que houver alteração, estamos falando de uma possível gravidez, onde, haverá mais um membro da família, uma situação onde um dos familiares desempregados conseguiu um emprego, caso algum dos membros da família tenha se mudado de casa, etc.

Como saber se meus dados estão atualizados?

Para verificar se seus dados estão atualizados, o cidadão deverá baixar o aplicativo Meu CadÚnico, disponível para celulares Android e iOS.

Conforme informado pelo Ministério da Cidadania, às famílias inscritas no CadÚnico deve, quem for convocado para revisão ou averiguação de dados deverá comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou posto de atendimento mais próximo a sua residência.

Vale lembrar que este ano, apenas as famílias com cadastro atualizado pela última vez em 2016 ou 2017 estão sendo convocados para atualização. Famílias que atualizaram dados pela última vez em 2018 e 2019 devem ser convocados apenas no ano que vem.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

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