Os trabalhadores nascidos entre os meses de agosto e dezembro podem ter o saque do FGTS de até três anos liberados de uma única vez. A antecipação é possível para aqueles trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário.
A modalidade do saque-aniversário é aquela onde o trabalhador recebe anualmente parte do saldo do Fundo de Garantia no mês de nascimento, vale lembrar que a modalidade é opcional, ou seja, só recebe quem indicar interesse na medida.
A possibilidade de antecipar o saque apenas para nascidos de agosto a dezembro, é que os nascidos de janeiro a julho já receberam o saldo este ano, sendo assim, só terá acesso ao saldo ainda este ano os trabalhadores que celebram aniversário entre os meses de agosto e dezembro.
Vale lembrar que a antecipação de até três anos de saque é possível através de um crédito em que a Caixa Econômica Federal. Segundo a Caixa, o saque-aniversário fica sendo usado como garantia de pagamento do crédito, todavia, como o mesmo tem garantia tendo baixíssimo risco de inadimplência, é possível solicitar até mesmo caso o trabalhador tenha score de crédito baixo e em alguns casos até com nome sujo.
Com relação ao crédito, as condições para pedir possuem uma taxa de juros mensal de 0,99, uma taxa anual de juros anual acumulados em 12,54% e permite um valor mínimo de empréstimo de R$ 2 mil, podendo passar a mais de R$ 6 mil em alguns casos.
Como solicitar
Obedecendo às condições, para solicitar a antecipação de até três anos do saque-aniversário é necessário solicitar crédito no internet banking para correntistas da Caixa, e por meio do aplicativo FGTS para não correntista. Veja como fazer:
Para contratar o crédito do benefício, o interessado deve seguir os passos abaixo:
- Baixar e acessar o aplicativo do FGTS;
- Clicar em “linha de crédito”;
- Informar o número de parcelas que se deseja antecipar e os respectivos valores;
- Neste momento, é possível fazer uma simulação;
- Caso se confirme o interesse no benefício, deve clicar em “contratar”;
- Inserir a assinatura eletrônica;
- Concluir o processo e guardar o comprovante.