Foi divulgado pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, uma nova linha de crédito, que ofertará empréstimos de até R$1 mil. A ideia é conceder os microcréditos após o encerramento do Auxílio Emergencial.
Conforme a previsão, os pagamentos do auxílio devem ser concluídos em outubro. Sendo assim, concluído esse prazo, a Caixa irá direcionar estes empréstimos a pessoas que se encontram em vulnerabilidade social, dando preferência àqueles que são beneficiários do auxílio e Bolsa Família.
Diante dos desafios econômicos e sociais provindos da pandemia do coronavírus, o banco visa com essa medida, estimular a economia instável nesse momento, visto que segundo a instituição, conceder empréstimos aos mais necessitados, gera uma maior movimentação na economia. Além disso, a nova linha de crédito contará com pequenos valores, com fins de evitar o endividamento do cidadão, garantindo que ele poderá arcar com os débitos.
Vale ressaltar, que a partir da distribuição do auxílio emergencial via Caixa Tem, muitos brasileiros que antes não tinham acesso, passaram a ter contato com os serviços bancários. Desta forma, tornou-se possível a liberação destes créditos à maior número de pessoas. Estima-se que 38 milhões de pessoas passaram a integrar o sistema bancário.
A nova linha de crédito poderá ser contratada diretamente através do aplicativo Caixa Tem. Assim sendo, os empréstimos poderão ser solicitados sem sair de casa, ou seja, não haverá a necessidade de se deslocar à alguma agência física do banco.
Ademais, o banco garante que os juros cobrados sobre os valores emprestados serão baixos, quando comparados às taxas oferecidas pelo mercado convencional.
Cabe salientar, que o alto crescimento do Caixa Tem, que conta agora com mais de 67 milhões de usuários, pode-se esperar novidades. O aplicativo já conta com diversas funções, bem como transferências através do PIX, Conta Poupança Digital, pagamento de boletos, entre outras alternativas. Além disso, a plataforma já disponibiliza a concessão de microcréditos de forma totalmente digital.
Conteúdo por Lucas Machado
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…