Empresas do grupo:

Início » Caixa: cliente não precisa ir à agência para fechar conta digital

Caixa: cliente não precisa ir à agência para fechar conta digital

por Jorge Roberto Wrigt
4 minutos ler
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal facilitou a vida de quem recebe o auxílio emergencial abrindo uma conta Poupança Social Digital. Tudo de forma rápida e sem exigências. No entanto, para você encerrar a conta, não vai ser tão fácil como foi ao abrir. Primeiro, que para fechar a conta, você só consegue de forma presencial, indo a uma agência da Caixa.

Foto: Leonardo Sá/Agência Senado
Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Em 2020, com o surgimento da pandemia do novo coronavírus, o governo federal liberou benefícios sociais como o auxílio emergencial, e saque emergencial do FGTS, para os benefícios serem pagos para quem não possuía conta bancária, foi criada pela Caixa contas digitais sem precisar da pessoa ir a uma agência bancária.

Agora em 2021, para quem quiser fechar a conta, a história vai ser outra. Segundo a Caixa informou “o cliente da conta poupança social digital que não quiser continuar com a conta pode solicitar o encerramento em uma agência do banco”.

Ninguém entendeu porque a Caixa não usou da mesma facilidade que foi praticada para abrir a conta na hora do cliente querer encerrá-la.

O que diz a Caixa Econômica?

A Caixa informou que a manutenção da conta é gratuita e que mais serviços serão oferecidos pelo aplicativo, como o recebimento do seguro DPVAT, por exemplo.
— A manutenção desse tipo de conta é gratuita e por meio dela o banco promoveu a inclusão social e financeira de milhões de brasileiros.

Também foi informado que foram abertas mais de 107 milhões de poupanças sociais para pagar os benefícios emergenciais à população mais vulnerável.

Em matéria publicada pelo jornal Extra, a Defesa do Consumidor (Idec), ensina como cancelar uma conta digital da Caixa ou de outros bancos. Segundo a matéria, o regulamento do Banco Central define que a melhor maneira de encerrar uma conta é solicitar formalmente por escrito ao banco.

“É importante também guardar uma cópia do requerimento para que sirva de comprovante da solicitação e resguarde o ex-correntista de futuras cobranças indevidas”, informa o Idec.

A Resolução 2.747/2000 do Banco Central prevê que a instituição financeira deve encerrar a conta em até 30 dias. A solicitação de encerramento pode ser feita em qualquer agência do banco de que o consumidor é cliente, não necessariamente na que a conta foi aberta.

As contas não poderão ser encerradas enquanto existir saldo devedor ou débitos de obrigações contratuais que o correntista mantenha com o banco, cujos pagamentos estejam vinculados à conta que pretende encerrar. A conta vai continuar ativa, porém, o consumidor tem o direito de solicitar a suspensão do pacote de tarifas e manter a conta com serviços essenciais para impedir novas cobranças de tarifas na conta.

Nota de atualização Caixa 07/07

A CAIXA informa que o cliente pode solicitar o encerramento da conta no SAC (0800 726 0101), na Ouvidoria (0800 725 7474) ou nas agências do banco. Destacamos que a CAIXA está em contínua evolução de seus processos, visando a simplicidade e a comodidade de seus clientes, e que em breve serão disponibilizados novos canais para atendimento.

É importante esclarecer que a manutenção da conta social não implica em nenhum tipo de custo para o cliente e que a Conta Social Digital pode ser utilizada para receber depósitos e transferências, pagar contas, receber salário e realizar PIX, sem custos ou burocracia, sendo sua movimentação realizada de forma digital.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha — jornalista do Jornal Contábil

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More