Economia

Caixa diz que Consignado do INSS continuará suspenso sem previsão de volta

O empréstimo consignado virou assunto do momento quando teve seus juros reduzidos para 1,70%, e os bancos privados resolveram suspender a oferta. A confusão ficou maior após a adesão dos bancos públicos, que também deixaram de oferecer o empréstimo.

E pelo jeito, a situação parece não ter uma solução, tanto é, que a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, informou nesta quinta-feira (23), que o banco continuará com a modalidade suspensa e sem previsão de volta.

A decisão impacta a vida de muitos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que não poderão contar com a linha de crédito. Serrano afirmou, durante uma conversa com jornalistas, que está aguardando uma definição da nova taxa de juros, que deve sair na próxima terça-feira (28). 

Leia Também: Simples Nacional: Projeto Isenta De Tributos Quem Fatura Até R$ 96 Mil

Entenda o que está acontecendo

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), na semana passada, reduziu a taxa de juros do consignado de 2,14% para 1,70% ao mês. O CNPS também diminuiu de 3,06% para 2,62% ao mês o limite da taxa para o cartão de crédito consignado.

No fim da mesma semana, vários bancos privados e públicos, inclusive a Caixa e o Banco do Brasil, suspenderam a oferta de crédito consignado do INSS. 

A presidente da Caixa defende a decisão do banco em suspender o consignado para aposentados e pensionistas do INSS. 

“Nós suspendemos o consignado do INSS porque nós nem sabíamos com antecedência que essa medida de baixar taxa de juros seria tomada. A Caixa não pode fazer uma operação que dê prejuízo, têm normas do Banco Central que impedem esse tipo de operação”.

Segundo a presidente da CEF, a instituição não suportaria o número de pessoas interessadas, principalmente após outros bancos suspenderem a oferta.

“Nós informamos o Ministério da Fazenda sobre a dificuldade. Estão sendo feitas tratativas dentro do governo, com vários ministérios e com os bancos, para tentar resolver essa questão o mais breve possível. Mas ainda não há uma definição final em relação a isso”, informou Serrano.

Novo teto dos juros de crédito consignado

Com essa confusão toda formada, Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil, deu um prazo até a próxima terça-feira (28), para a definição do novo teto dos juros do crédito consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

O ministro ao conceder uma entrevista à EBC (Empresa Brasil de Comunicação), na noite da quarta-feira (22), detalhou a agenda de reuniões nos próximos dias, quando serão feitas tentativas de fechar um valor para o teto.

“Na terça-feira (28), nós temos uma nova reunião do Conselho (de Desenvolvimento Econômico e Social). Até a sexta-feira (24), nós tentaremos um consenso de uma nova tarifa. Caso contrário, na segunda-feira (27) teremos uma reunião governamental para definir qual é a nossa proposta para submeter ao conselho na terça. Portanto, terça teremos definido o novo patamar o consignado”, disse Costa.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

56 minutos ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

5 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

8 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

14 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

14 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

14 horas ago