Chamadas

Caixa e BB também suspendem oferta de consignado do INSS e desagrada ministro

Nesta sexta-feira (17), os bancos públicos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil (BB), comunicaram que também vão suspender a oferta de empréstimo consignado a beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A decisão veio um dia depois dos bancos privados terem anunciado que suspenderam novas operações na modalidade.

A reação dos bancos aconteceu depois do CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social)aprovar na segunda-feira (13), a redução da taxa máxima de juros do empréstimo consignado para beneficiários do INSS. 

O CNPS atendeu um pedido do ministro da Previdência, Carlos Lupi, baixando a taxa de juros de 2,14% para R$ 1,70%. Também no mesmo dia foi reduzida a taxa para o cartão de crédito consignado, que passou de 3,06% para 2,62%. 

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) já tinha alertado que, considerando os altos custos de captação, “eventual redução do teto poderia comprometer ainda mais a oferta de empréstimo consignado e do cartão de crédito consignado”.

Os bancos justificaram que com as novas taxas, não há condições para pagar o custo de captação de novos clientes.

O que diz os bancos públicos

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil divulgaram nota para justificarem a decisão que tomaram. Segundo a Caixa, a linha foi suspensa e informa que está esperando estudos técnicos para viabilizar novamente a conceção do consignado.

“Com a mudança, a Caixa esclarece que a linha está suspensa e informa que sua disponibilidade está condicionada à finalização dos estudos técnicos de viabilidade econômico-financeira e operacional, já em andamento, com vistas a garantir a adequação das concessões aos novos dispositivos normativos”.

O BB foi pelo mesmo caminho e informou que espera uma decisão para voltar a conceder o empréstimo. “Tão logo haja novidades sobre a retomada das contratações no âmbito do convênio informaremos”.

A reação do ministro

Carlos Lupi, ministro da Previdência, usou suas redes sociais para criticar a decisão dos bancos públicos. Pela sua conta no Twitter, ele disse que “a suspensão do crédito consignado prejudica, principalmente, os aposentados e pensionistas que precisam de crédito para complementar suas rendas, e que não têm alternativas de crédito”.

“Diante dessa situação, as Centrais Sindicais cobram do Governo a utilização do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para garantir as linhas de crédito para os aposentados e pensionistas que precisarem com as novas taxas em vigência”, disse Lupi.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

6 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

9 horas ago