Chamadas

Caixa Econômica aguarda sinal verde do BC para lançar banco digital

A Caixa Econômica Federal (CEF) está esperando a aprovação do Banco Central (BC) para lançar o banco digital. A autorização deverá sair nos próximos seis meses. Pedro Guimarães, presidente da CEF financeira, disse que o banco digital será uma instituição segregada e que passará por processo de abertura de capital.

Sendo que o Conselho Administrativo da Caixa também precisará aprovar a medida.

“Nosso objetivo é ter o banco digital aprovado e monetizado uma parte logo após essa aprovação, que esperamos que aconteça nos próximos seis meses. Será um banco em separado, sendo 100% da Caixa. Não faremos algo que será simplesmente uma Caixa, será um banco operacional”, disse Guimarães, ao apresentar o balanço trimestral do banco.

Guimarães também destacou que o banco digital será primordial para o futuro da Caixa porque irá permitir ampliação da base de clientes, operações de crédito em grande escala, tendo custos reduzidos.

“O banco digital da Caixa é fundamental para o futuro da Caixa e também em reduzir custos e trazer benefícios para as pessoas. Nós pretendemos realizar essa abertura de capital tanto fora do Brasil quanto dentro.

Já venho conversando sobre isso, mas antes temos que ter as aprovações internas e externas”, afirmou o presidente da Caixa.

A Caixa apresentou os estudos sobre a criação do banco digital ao BC. A nova instituição já conta com 100 funcionários exclusivos e está sobre os cuidados de uma vice-presidência específica.

Com um diferencial, a nova instituição nascerá com um ativo de 105 milhões de contas virtuais.

Serão três eixos que o banco digital irá operar:

pagamento de benefícios sociais para 35 milhões de pessoas por mês, oferta de microcrédito para pelo menos 10 milhões de pequenos empreendedores no curto prazo e de crédito imobiliário para cinco milhões de famílias de baixa renda.

O banco informou que, já foram emitidos 95,8 milhões de cartões virtuais e realizadas R$ 45,1 bilhões em operações pelo Caixa Tem, aplicativo da Caixa que permite as transações sejam feitas pelo celular.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

3 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

7 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

10 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

16 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

16 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

16 horas ago