Fique Sabendo

Caixa Econômica suspende FGTS Emergencial por cadastro incompleto

A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou a suspensão do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), no valor de R$ 1.045,00 que começou a ser disponibilizado nos últimos dias.

A decisão atingiu um grupo de trabalhadores que já deveria ter o dinheiro do auxílio depositado nas contas poupanças sociais digitais do banco.

De acordo com a Caixa, estes beneficiários possuíam pendências nos cadastros pessoais.

Neste caso, requerem informações precisas sobre o endereço, nome da mãe, data de nascimento entre outras que validam a abertura da poupança digital pelo aplicativo Caixa Tem.

Entretanto, o problema é que o banco não deu nenhuma instrução prévia sobre os erros cadastrais, bem como, uma orientação do procedimento a ser seguidos no caso de correções.

Neste caso de saque emergencial do FGTS, tanto a abertura da poupança social digital quando a disponibilização do crédito, deveriam ser automáticos.

Contudo, a instituição havia solicitado que o trabalhador interessado em receber o depósito, informasse o desejo através do aplicativo do benefício.

Agora, a Caixa recomenda que os envolvidos consultem a situação do saque emergencial na mesma plataforma, sendo possível fazer a verificação independente do calendário de depósito, “antecipando eventuais necessidades de atualização cadastral”, segundo destacou o banco que também disse que, ao completar o cadastro, o crédito seria reprogramado.

Segundo o calendário divulgado pela Caixa, o depósito em conta poupança social digital para os nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março estava programado para acontecer nos dias 29 de junho, 6 de julho e 13 de julho, respectivamente.

Por outro lado, o dinheiro estaria disponível apenas para movimentação digital no próprio Caixa Tem, para o pagamento de boletos e compras por aproximação com o auxílio do QR Code.

Os saques e transferências para as demais agências bancárias estão permitidos somente após o dia 25 de julho, devendo o calendário se estender até o dia 14 de novembro.

Como proceder?

A Caixa Econômica sugere que o trabalhador verifique a situação do cadastro através do site ou aplicativo do saque emergencial do FGTS, além do telefone: 111.

Logo após, o beneficiário receberá uma mensagem informando se há ou não a necessidade de atualização do cadastro, sem ter que comparecer a uma das agências.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

10 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

11 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

12 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

14 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

15 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

16 horas ago