A presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, anunciou em um evento comemorativo dos seus primeiros 100 dias de gestão à frente da instituição financeira, nesta quinta-feira (27), que um total de 8 milhões de beneficiários de programas sociais receberá um cartão de débito da Caixa.
Durante a cerimônia, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, também presente, destacou que o cartão permitirá que os beneficiários realizem compras, paguem contas e transfiram dinheiro pelo WhatsApp.
Além disso, ele enfatizou que essa iniciativa contribuirá para promover a inclusão bancária dos grupos mais vulneráveis da população e reduzir as filas nas agências.
“Os beneficiários que estão ingressando no programa esse ano, já estão recebendo esse novo cartão com todas as facilidades”, ressaltou Dias.
Em comunicado divulgado para a imprensa, a Caixa afirmou que a utilização do cartão com todas as funcionalidades de uma conta corrente possibilita a movimentação dos recursos sem a necessidade de ir a uma agência, o que contribui para reduzir as filas e para promover a inclusão bancária e digital de milhões de pessoas.
A instituição financeira também destacou que essa iniciativa representa uma ação importante para incentivar a educação financeira dos beneficiários.
Investimentos em cultura
Além disso, a Caixa Econômica Federal também anunciou, por meio do mesmo comunicado, a retomada dos investimentos em cultura, por meio da abertura de uma seleção pública para patrocínio de projetos na área.
Segundo o documento, serão investidos R$ 30 milhões em projetos culturais que farão parte da programação das unidades da Caixa Cultural no período de 2023/2024.
Essa iniciativa demonstra o compromisso da instituição financeira com a promoção da cultura e das artes em todo o país.
Também presente à solenidade dos 100 dias, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, saudou a medida e disse que a Caixa tem uma longa trajetória de apoio aos grandes nomes da cultura brasileira.
“A cultura é fenômeno de transformação, de emancipação social e de desenvolvimento social para o nosso povo”, declarou.
Leia Também: Lula Assinará MP Para Salário Mínimo De R$ 1.320 Nos Próximos Dias
Modernização da instituição
A Caixa Econômica Federal também divulgou na solenidade seus planos de modernização para o período de 2023 a 2028.
A estratégia da instituição financeira será focada em seis pontos principais: pessoas, habitação, governo, governança, sustentabilidade e tecnologia.
O objetivo é se tornar a principal instituição financeira pública que promove a inclusão e o desenvolvimento sustentável.
A Caixa reforçou seu compromisso em ser o principal parceiro do poder público, com forte investimento em transformação digital para alcançar a excelência no atendimento aos clientes e aumentar a competitividade do banco.
Essa iniciativa demonstra o empenho da instituição financeira em se adaptar às mudanças do mercado e em se tornar cada vez mais eficiente e inovadora.