Recentemente, a Caixa Econômica Federal divulgou que irá lançar uma nova linha de crédito com empréstimos de até R$ 3 mil. A oferta poderá ser solicitada por cidadãos negativados ou com score baixo nos órgãos de proteção ao crédito.
Segundo o divulgado, a ideia é que os empréstimos cheguem a 20 milhões de brasileiros, incluindo quem está com o nome sujo na praça. Cabe salientar que atualmente, o país conta com um grande número de endividados, somando cerca de 60 milhões de inadimplentes.
Diante deste cenário, hoje, instituições financeiras como a Caixa já se mobilizam para viabilizar ofertas que possam ser contratadas por este público com restrições no CPF.
De todo modo, a Caixa ainda não deu maiores detalhes sobre a nova linha de crédito, o que segundo o banco, deve acontecer em breve. Contudo, para consumidores negativados que precisam de crédito com mais urgência, algumas modalidades já estão disponíveis. Confira no decorrer do artigo.
Empréstimos consignados, são aqueles cujas prestações são descontadas diretamente na folha de pagamento do contratante, seja no contracheque ou no benefício do INSS.
A categoria oferece os juros mais baixos do mercado, e possibilita a contratação de quem está negativado, dado que, em geral, a empresa credora não realiza uma análise de crédito. Isto ocorre, pois, o contratante basicamente coloca o seu salário benefício ou de trabalho como garantia de que o débito será pago.
Vale ressaltar que tais empréstimos costumam ser destinados a aposentados e pensionistas do INSS ou a servidores públicos, dado que estes grupos possuem uma renda mensal fixa. No entanto, o crédito também é uma possibilidade para empregados da iniciativa privada cuja empresa tenha convênio com algum banco.
No penhor da Caixa, o negativado pode solicitar crédito mediante o penhor de um bem valioso. A linha de crédito do banco, conta com uma das taxas de juros mais baixas do mercado e é livre de burocracias.
Em geral, na categoria de penhor, a garantia será um objeto de alto valor, de modo que é possível penhorar:
Importante! Caso o contratante não honre com o combinado, ou seja, não pague a dívida no prazo determinado no contrato, o objeto será leiloado e o dono perde seu bem.
Assim como em financiamentos, é possível contratar empréstimos colocando propriedades como garantia. Nesta linha, é possível alienar bens como casas e veículos.
Em relação aos valores dos empréstimos, em geral, a quantia liberada no caso de veículos, por exemplo, costuma variar entre 50% a 90% do preço médio do automóvel.
A grande vantagem desta modalidade são os longos prazos para o pagamento, os baixos juros e a pouca burocracia que envolve a contratação do crédito. Contudo, esteja atento, em casos de inadimplência, o proprietário pode perder o veículo. Por fim, cabe salientar que o veículo ou imóvel devem estar quitados, para ser possível a contratação.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…