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Caixa libera antecipação do 13º salário. Veja como pedir

A Caixa Econômica Federal liberou para seus correntistas a liberação do 13º salário para quitar dívidas, comprar itens necessários ou utilizar para outros fins. Será permitido aos trabalhadores retirarem valores entre R$ 500 e R$ 20 mil, ou seja, o banco fará um tipo de empréstimo para você.

O prazo para pagamento do crédito é a data original em que a parcela seria depositada, sendo de até 330 dias. Os juros serão pré-fixados na época da contratação sobre o valor adiantado.

Também será recolhido na hora da contratação o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Essa exigência está dentro das regras da Caixa.

Antecipação do 13° salário pela Caixa. Veja como funciona

Será possível ao trabalhador antecipar valores entre R$ 500 e R$ 20 mil de acordo com a quantia que recebe de 13º salário líquido. O crédito está sujeito a capacidade de pagamento que for definida pelo banco para o trabalhador.

Só poderá fazer o pedido quem recebe o salário diretamente em conta da Caixa, esteja empregado há, pelo menos, 12 meses; ou seja, aposentado/pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O dinheiro entra na conta do trabalhador na data de recebimento do seu 13º salário. Mas antes de você fazer a solicitação, deverá verificar com a empresa, órgão ou entidade responsável pelo parcelamento do abono acerca da disponibilização de crédito.

Você deverá devolver o dinheiro para o banco, assim que o contrato vencer. Lembrando que haverá correções.

A Caixa Econômica Federal faz um alerta para você não cair em golpes:

O banco pede a seus correntistas que mantenham suas contas protegidas dos golpistas para que haja uma transação segura. O pedido da Caixa, leva em conta que os fraudadores tendem a visar contas bancárias com altos valores nelas. Por isso, fique alerta:

  • A Caixa não liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão;
  • A Caixa não manda empregado/motoboy para a casa do cliente para retirar o cartão, por qualquer motivo;
  • A Caixa não liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento em nome de terceiros;
  • Ao receber uma ligação dizendo que o cartão foi clonado, o cliente deve desligar, e ligar para o número de telefone que está no verso do cartão para confirmar se houve problema no cartão diretamente com a Caixa;
  • O banco não manda mensagem no e-mail, Whatsapp ou SMS com link sem a solicitação do cliente.
Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

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