Chamadas

Caixa libera dinheiro ‘esquecido’ do PIS/Pasep

A Caixa Econômica Federal está liberando o dinheiro que os trabalhadores ‘esqueceram’ no PIS/Pasep. Tem direito quem exereceu atividades com carteira assinada terão direito ao abono salarial que é pago anualmente para o trabalhador que recebe até dois salários mínimos. O abono salárial paga um valor de um salário mínimo (R$ 1.212) para quem trabalhou 12 meses no ano-base ou um valor proporcional para quem exerceu ativdades com carteira assinada por 30 dias.

A Caixa está liberando o valor para quem não retirou o PIS/Pasep referente ao ano-base 2020, que teve seu pagamento liberado em 8 de fevereiro e finalizado em 31 de março deste ano. De acordo com informações da Secretaria de Trabalho, ainda não sacaram o valor, cerca de 478 mil trabalhadores, sendo 125.624 referente ao PIS  e 353.100 referente ao Pasep.

O Programa de Integração Social (PIS) é destinado ao trabalhador do setor privado, sendo a Caixa Econômica Federal responsável em realizar o pagamento.

Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é de responsabilidade do Banco do Brasil.

Os valores são pagos de acordo com a quatidade de meses trabalhados com carteira assinada. Por exemplo, quem trabalhou 6 meses no ano-base 2020, receberá o valor de R$ 606,00.

Para saber se você tem dinheiro esquecido no PIS/Pasep, poderá consultar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, para isso será necessário fazer o login por meio de uma conta Gov.br.

Para as pessoas que tinham direito de receber o abono salarial mas não foram contempladas vão poder eeceber os valores. Basta fazer a solicitação do saque do PIS/Pasep que está disponível nas Superintendências Regionais do Trabalho mediante recurso administrativo.

Está disponibilizado o formulário de solicitação para a liberação do saque do PIS. No site do governo, usando o login é possível ver um passo a passo de como receber o abono salarial.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

6 motivos que cancelam o seu MEI

O regime MEI (Micro Empreendedor Individual) foi estruturado pelo Governo Federal para garantir que trabalhadores…

3 horas ago

EQT 1/2025: entenda o que é e como funciona

Se você é estudante de Ciências Contábeis com dúvidas ou uma profissional de contabilidade, é…

4 horas ago

Quando converter MOV para MP4 é a melhor opção para facilitar seu trabalho com vídeos

Em um mundo cada vez mais digital, os vídeos estão presentes em todos os lugares,…

4 horas ago

Bancos em alerta máximo com nova ameaça digital; conheça a TrickMo

Se tem uma coisa que ninguém quer é ver sua conta bancária comprometida, mas as…

5 horas ago

Quem pode e quem não pode sacar a multa de 40% do FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo por Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador com…

5 horas ago

Alguém tem que pagar! Para quem ficam as dívidas do parente falecido

Perder um ente querido já é um momento complicado, mas quando surgem dúvidas sobre as…

5 horas ago