Chamadas

Caixa libera empréstimo de até 100 mil para negativados

A Caixa Econômica Federal está liberando aos trabalhadores negativados um empréstimo de até R$ 100 mil. No entanto, o banco exige um bem como garantia da contratação.

Por isso, o trabalhador precisa saber que a aprovação do crédito vai depender da avaliação do bem que ele oferecer como garantia. Desta forma, mesmo estando negativado, o cidadão conseguirá o empréstimo oferecido pelo banco.
Veja o que a Caixa aceita como garantia:

relógios, pratarias, canetas de primeira linha, joias. O banco também aceita o Fundo de Garantia (FGTS) como garantia. O bem que o trabalhador for empenhar deve ser entregue a Caixa na hora da contratação. A pessoa terá o bem de volta no final do pagamento das dívidas.

Como solicitar?

A primeira exigência é ter um bem que possa servir de garantia. Você tendo esse bem, basta dirigir-se a uma agência da Caixa que disponibiliza esse tipo de empréstimo. Deverá levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Basta você informar na hora que chegar ao banco que deseja contratar o programa de Crédito Penhor Caixa. O item que você vai oferecer como garantia será avaliado pela Caixa.

Estando o bem dentro das exigências da instituição financeira, será possível contratar o empréstimo. Você só saberá na hora da contração o número de parcelas e forma de pagamento. Porém, se você oferecer o FGTS como garantia, o gerente da Caixa fará um cálculo que definirá as condições de pagamento. Você cumprindo o que o banco determinou, será feito em sua conta o depósito do dinheiro.

Você oferecendo o FGTS como garantia, fique sabendo que caso não pague as parcelas, a Caixa gestora do Fundo de Garantia, fará a retirada direta do FGTS do valor correspondente a sua dívida. Neste caso, o valor a ser concedido é de 10% do saldo disponível na conta do Fundo e de 40% da multa quando o trabalhador é demitido sem justa causa.

Entretanto, o trabalhador só conseguirá o empréstimo usando o FGTS como garantia, se a empresa para qual ele trabalha tenha aderido ao serviço. O trabalhador antes de ir ao banco deverá procurar o Departamento Pessoal (DP) ou de Recursos Humanos (RH) para ter informações se poderá usar o FGTS como garantia.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

6 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

10 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

13 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

18 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

19 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

19 horas ago