Imagem por @gustavomellossa / freepik
A Caixa Econômica Federal realizou este ano o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2020, que rolou entre os meses de fevereiro e março.
Contudo, mesmo com o fim do cronograma tradicional de pagamentos do abono salarial, a Caixa começou a disponibilizar um saque triplo do PIS/Pasep.
O saque triplo do PIS/Pasep em questão é direcionado para três grupos distintos de trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada.
A primeira possibilidade diz respeito aos trabalhadores que perderam o calendário de pagamentos do abono salarial do PIS/Pasep 2020.
A segunda possibilidade de saque do abono salarial, diz respeito aos trabalhadores que exerceram atividade em 2019 e não tiveram acesso ao benefício que foi pago entre os anos de 2020 e 2021.
Já a terceira e última possibilidade de saque, diz respeito às cotas do fundo PIS/Pasep, destinado aos trabalhadores e ex-servidores públicos que exerceram atividade entre 1970 e 1988.
O pagamento do abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2020 foi pago entre os meses de fevereiro e março deste ano. Contudo, mais de 500 mil trabalhadores ainda não realizaram o saque do benefício.
Contudo, o governo determinou que os trabalhadores que ainda não sacaram o benefício terão até dezembro para realizar o saque do abono salarial.
Para garantir acesso ao abono salarial o trabalhador deve se enquadrar nos seguintes requisitos:
Caso o trabalhador se encaixe nos requisitos do abono ano-base 2020 e não tenha realizado o saque do benefício, deverá acessar o aplicativo Carteira de Trabalho digital disponível para celulares, ou ligar para a Central Alô Trabalhador pelo nº 158 e verificar se possui ou não direito ao saque.
O pagamento do abono PIS/Pasep ano-base 2019, foi feito entre os meses de julho de 2020 a junho de 2021. Todavia, cerca de 320 mil trabalhadores perderam o período de saque ou ainda por problemas relacionados à identificação não tiveram o pagamento liberado.
Nesse caso, o Governo está autorizando que os trabalhadores que se encaixam nos requisitos do abono ano-base 2019, que não receberam o benefício, tenham uma nova oportunidade de saque.
Vale lembrar que para garantir acesso ao abono ano-base 2019, é necessário se enquadrar nos seguinte requisitos:
Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao abono salarial por meio do telefone da Central Alô Trabalhador, número 158, ou do aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Contudo, será necessário realizar a solicitação do saque que pode ser feito da seguinte forma:
Trabalhadores e servidores públicos que estiveram na ativa entre os anos de 1970 e 1988 tem direito às cotas do fundo PIS/Pasep.
Vale lembrar que as cotas do Fundo não tem nada haver com o abono salarial, tendo em vista que o abono é pago anualmente já as cotas apenas uma vez na vida do trabalhador.
Nesse sentido, são mais de 10 milhões de pessoas com direito de receber o saque das cotas do fundo PIS/Pasep que totalizam mais de R$ 23 bilhões disponíveis para saque.
Caso o trabalhador tenha falecido seus herdeiros podem realizar o saque do benefício.
Segundo a Caixa, o motivo dos trabalhadores não realizarem o saque é que como a maioria dos beneficiários já está aposentada, eles nem ao menos sabem do benefício.
O dinheiro está parado junto às contas do FGTS e pode ser consultado pelo site ou aplicativo oficial do FGTS, além do site e agências da Caixa.
Para sacar é simples, basta comparecer a uma agência da Caixa e com um documento oficial com foto e perguntar e pedir o saque das cotas do Fundo PIS/Pasep.
Já os herdeiros podem sacar levando na agência da Caixa algum dos seguintes documentos:
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…