O Auxílio Emergencial foi criado para ajudar os trabalhadores que tiveram sua renda comprometida por causa da pandemia do novo coronavírus. Atualmente, já pagando a terceira parcela.
O valor é depositado na conta digital criada pela Caixa Econômica Federal, podendo ser movimentada no aplicativo Caixa Tem.
Mas, algumas pessoas tem denunciado fraude no aplicativo Caixa Tem relativa ao Auxílio Emergencial.
O golpe permitiria que os invasores acessassem a Poupança Social Digital, através do aplicativo, alterando os dados cadastrais do beneficiário. Entre os dados, estão e-mail, telefone e até mesmo senha cadastrada.
O objetivo é, a partir da fraude no aplicativo Caixa Tem, trocar a conta do depósito dos R$ 600.
Vamos informar como funciona o golpe, para que você possa se proteger do problema.
A fraude acontece a partir da troca de dados cadastrais. Sendo assim, um formulário pede para o usuário informar apenas o CPF e a senha numérica de seis dígitos. Um dos problemas para acontecer o golpe, é que muitas pessoas usaram data de nascimento como senha, facilitando o processo de fraude para pessoas mal-intencionadas.
Logo, quando tinham acesso ao aplicativo, esses golpistas poderiam alterar a conta destino da parcela do auxílio. Sendo que, quem cometia a fraude no aplicativo Caixa Tem acabava realizando compras com o cartão de débito virtual disponível para os beneficiários.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, a melhor solução para quem sofre o golpe é ir imediatamente a uma agência da Caixa, para formalizar a contestação do uso indevido do Auxílio.
Ao fazer isso, o pedido entrará em análise, com um prazo de até 10 dias para a investigação do ocorrido. Sendo comprovado a fraude no aplicativo Caixa Tem, o beneficiário será ressarcido com o mesmo valor.
Não é necessário ir até a Policia Federal para registrar o Boletim de Ocorrência. O recomendado é ir diretamente a uma agência física da Caixa Econômica Federal.
Fique atento para não cair em nenhum golpe no Aplicativo Caixa Tem e ter seu dinheiro movimentado por terceiros. Veja os cuidados que deverá tomar.
De acordo com a Caixa, o maior risco hoje está nos acessos que são realizados pelos próprios usuários. Que acabam levando o usuário a cair em golpes através de mensagens, sites fraudulentos ou mesmo aplicativos falsos.
Então, para evitar fraudes no Aplicativo Caixa Tem, será importante utilizar os canais oficiais da Caixa ou do Governo.
A Caixa não envia SMS com links para acessar os serviços. Fique sempre atento a atividades suspeitas, como pedidos para clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber.
Não faça senha com datas de nascimento sua, de amigos ou parentes. Ficando assim, mais fácil evitar fraude no aplicativo Caixa Tem.
A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…
Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…
O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…
Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…
Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…
A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…