Fonte: Google
A Caixa Econômica Federal lançou na segunda-feira (27) um programa de empréstimos através do aplicativo Caixa Tem. Os valores que serão oferecidos vão de R$ 300 a R$ 1 mil com taxas de juros de 3.99% ao mês. O valor contratado poderá ser usado nas despesas pessoais como também para empresas investirem em seus negócios. O empréstimo pelo Caixa Tem não poderá ser solicitado pelos beneficiários do Bolsa Família.
O crédito poderá ser solicitado por quem trabalha sem carteira assinada (autônomos), também pelos beneficiários de programas sociais e destinatários de políticas públicas de distribuição de renda e assalariados.
O empréstimo será concedido aos usuários do aplicativo Caixa Tem e que já tenham realizado sua atualização cadastral, passando sua Conta Poupança Social Digital para Poupança Digital+. O banco informa que a atualização será liberada aos poucos, de acordo com o mês de nascimento do cliente.
No entanto, será necessário ter sido aprovado pela análise de crédito na Caixa Econômica Federal e ter limite para poder realizar a contratação. O empréstimo não poderá ser contratado por quem estiver negativado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/Serasa).
A Caixa informou que os beneficiários do Bolsa Família não poderão contratar essa linha de crédito, isso porque, o processo de atualização cadastral no Caixa Tem, que é necessário para tomar o empréstimo, cancela o cartão do benefício Bolsa Família. Pedro Guimarães, presidente da Caixa, disse que esse público teria dificuldades de pagar o empréstimo.
Guimarães afirmou que os beneficiários do Auxílio Emergencial, boa parte são integrantes do Bolsa Família, ou seja, não terão também acesso ao crédito.
Entretanto, o presidente do banco, afirmou que algumas pessoas têm renda, mesmo sendo informal, e que elas poderão contratar o empréstimo.
Ele ressaltou que ofertar o crédito conforme a data de nascimento e dar um prazo de 10 dias para análise foi uma forma de evitar que os beneficiários do auxílio emergencial confundissem o empréstimo com o benefício.
O usuário do Caixa Tem vai poder fazer dois tipos de empréstimos (pessoal e produtivo). Ou seja, pode ser pedido por uma pessoa para pagar despesas pessoais. Também poderá ser contratado por uma empresa, que queira investir em seus negócios e/ou empreendimentos.
A taxa de juros não muda, igual para as duas formas de contratação (3,99% ao mês). O prazo para pagamento das parcelas poderá ser em até 24 vezes. O banco vai usar informações do cadastro do usuário para liberar o valor que será emprestado, dessa forma, a Caixa irá observar o histórico financeiro pessoal e/ou do negócio. Depois que o banco realizar a análise, o crédito será liberado.
Pedro Guimarães deixou claro que não haverá nenhuma limitação para solicitar o crédito, ou seja, será possível pegar dois empréstimos, tanto pessoal como para os negócios. Porém, pode acontecer da pessoa não conseguir, isso porque, se a pessoa já pegou crédito em uma modalidade pode ter um risco maior de crédito e não ser aceito para a outra modalidade.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…