Nas próximas semanas a Caixa Econômica Federal deve distribuir o lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) aos trabalhadores.
Conforme determinação, o lucro do FGTS obrigatoriamente deve ser pago todos os anos aos trabalhadores até o dia 31 de agosto.
A definição de qual foi o lucro do FGTS e qual será o índice de repasse deve ocorrer nas próximas semanas em audiência do Conselho Curador do Fundo de Garantia.
Anualmente a Caixa realiza o pagamento da correção monetária obtida com o FGTS. Isso porque, todo final do ano, mais especificamente no dia 31 de dezembro é aplicado um índice de correção monetária sobre o saldo que os trabalhadores possuem nas contas vinculadas ao fundo.
Dessa forma o trabalhador precisa se atentar que até mesmo o FGTS pode ser considerado como um investimento, pois, o mesmo possui rendimento corrigido monetariamente todos os anos.
Dessa forma, parte de todo o lucro obtido com a correção do FGTS obrigatoriamente deve ser repassado aos seus titulares, ou seja, aos trabalhadores.
Conforme informado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o Conselho Curador do FGTS realizará uma reunião extraordinária no mês de julho para deliberar sobre o demonstrativo financeiro de 2021.
Dessa forma, já no mês de agosto, ocorrerá uma reunião oficial em que haverá a definição sobre a distribuição do resultado positivo assim como o repasse aos trabalhadores.
Conforme informou o dirigente da CUT (Central Única dos Trabalhadores) José Abelha Neto, que faz parte do Conselho Curador do FGTS ao portal Folha de S. Paulo, ainda não é possível identificar qual será o valor a ser distribuído de lucro do FGTS.
Todavia, comenta-se que o impacto este ano deve ser menor, devido a inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2021.
Todo e qualquer trabalhador que tinha saldo nas contas do FGTS no dia 31 de dezembro de 2021 vão ter o direito de receber o lucro do FGTS.
Dessa forma, os trabalhadores que sacaram parcial ou integralmente o FGTS ao longo deste ano, como por meio do saque extraordinário também terão acesso ao lucro do FGTS.
Essa situação ocorre, pois, a correção é aplicada ao saldo do dia 31 de dezembro de 2021, logo, mesmo tendo sacado o dinheiro depois, o trabalhador continua tendo acesso ao lucro.
Dessa forma, no mês de agosto a Caixa Econômica Federal realizará o pagamento do lucro do FGTS na conta de cada trabalhador.
O crédito poderá ser identificado no extrato do FGTS, pois, o lucro do FGTS aparece com a seguinte informação no extrato:
“AC CRED DIST RESULTADO ANO BASE 12/XXXX (aqui será informado o ano a que se refere o pagamento)”.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…