Todo brasileiro já deve conhecer o Imposto de Renda (IR). Este tributo tem a sua cobrança feita todos os anos do Brasil, e é atualmente uma das principais fontes de receita do governo federal brasileiro. Apenas no ano passado, o governo conseguiu arrecadar mais de R$1 trilhão por meio das declarações do Imposto de Renda.
Para esse ano de 2023, inúmeras mudanças estão acometendo este tributo importantíssimo para o Brasil. Por isso, é de suma necessidade que os contribuintes do nosso país estejam bem atentos. Principalmente visto que, recentemente foi anunciada a mais nova tabela para o Imposto de Renda. Continue lendo o texto para mais detalhes, e veja como você pode ser afetado.
Leia também: Como Alterar Conta Para Restituição Do IRPF: Veja O Guia Prático
Como indicamos anteriormente, o Imposto de Renda acontece todos os anos no Brasil. Um dos motivos, que também já fomos capazes de citar previamente, é porque o tributo ajuda o governo federal brasileiro a arrecadar valores que são revestidos em investimentos. Mas, para além disso o Imposto de Renda também é uma peça crucial para o sistema de segurança do Brasil. Isso porque, a Receita Federal se utiliza das declarações do IR para identificar crimes fiscais que estão acontecendo em nosso país.
Então, obviamente o ano de 2023 também iria incluir a cobrança deste importante imposto. Entretanto, a edição do IR deste ano foi um tanto quanto particular. Primeiramente, o Imposto de Renda contou com um período mais longo para as declarações.
Começando no dia 15 de março, nesse ano o período de envio de documentações só terminou de vez no dia 31 de maio. Isso aconteceu para que os contribuintes não cometessem erros que os colocassem na malha fina da Receita Federal. De acordo com os levantamentos mais recentes, o Imposto de Renda contou com cerca de 36 milhões de contribuintes nesse ano de 2023.
Também vale a pena mencionar, que nesse ano foi aprovada uma mudança para o tributo. Por decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agora o Imposto de Renda vai apresentar uma nova linha de isenção. A partir das próximas declarações, os brasileiros com rendimento mensal de até R$2.640,00 não vão precisar declarar o Imposto de Renda.
Como muitos já devem saber, após o fim do prazo de declarações do Imposto de Renda, a Receita Federal dá início aos pagamentos da restituição do IR. Para quem ainda não sabe o que é a restituição, este é um pagamento que ressarce os contribuintes do Imposto de Renda com uma parte dos valores que desembolsaram ao declararem seus rendimentos.
Leia também: Como Alterar Conta Para Restituição Do IRPF: Guia Prático
Todo cidadão que declara mais renda do que deve, tem direito a receber uma parcela da restituição. Ao todo, três lotes da restituição já foram pagos. Os três primeiros lotes contemplaram os grupos prioritários do IRPF: Professores, idosos, Pessoas com Deficiência (PcD), contribuintes que utilizaram declaração pré-preenchida e contribuintes que vão receber via Pix. Sendo assim, confira abaixo a tabela com datas dos pagamentos.
Fonte: Pronatec
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…