O PIS (Programa de Integração Social), é destinado ao empregado da iniciativa privada que terá acesso aos benefícios determinados por lei e ainda colabora para o desenvolvimento das empresas do setor.
O programa foi criado por meio da Lei Complementar n° 7/1970, para integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. Ficando a Caixa Econômica Federal responsável pelo pagamento.
Em 2021 não haverá o pagamento do abono salarial que teve seu calendário transferido para o ano que vem. Desta forma, em 2022 será pago o ano-base 2020 que deveria ser pago no segundo semestre deste ano.
Existe uma expectativa que no ano que vem sejam pagos o ano-base 2020 e ano-base 2021.
O calendário para o pagamento ainda não foi definido pelo governo. Mas há quem diga que os trabalhadores vão poder sacar o dinheiro a partir de janeiro de 2022. Na verdade, o governo só deverá definir as datas de pagamento em 2022.
Quem tem direito ao abono salarial, recebe um salário mínimo vigente. Segundo previsões realizadas, o salário deverá ser no valor de R$ 1.200.
As pessoas que trabalharam com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior, recebeu, em média, até 2 salários mínimos mensalmente e está inscrito no PIS por pelo menos 5 anos, terá direito de receber o abono salarial. Já o Pasep é destinado ao funcionário público.
Para receber o Pasep será necessário estar cadastrado no Pasep há pelo menos cinco anos;
Tenha ganho, no ano base de referência, média mensal de até 2 salários mínimos (soma das remunerações auferidas e informadas por um ou mais empregadores);
Tenha trabalhado no mínimo 30 dias no ano base de referência;
Seja informado corretamente no Relatório Anual de Informações Sociais – RAIS – do ano base em referência.
Os trabalhadores da iniciativa privada receberão o abono salarial PIS nas agências da Caixa Econômica Federal, portando documento de identificação com foto, para poder sacar o dinheiro.
O trabalhador que tiver o Cartão Cidadão vai poder sacar o dinheiro nos caixas eletrônicos, lotéricas e correspondente Caixa Aqui.
Qualquer dúvida que o trabalhador tiver em relação ao PIS poderá ligar para a central de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.
O Pasep pode ser sacado pelo funcionário público nas agências do Banco do Brasil (BB). Para quem é cliente do banco, o depósito é automático nas contas.
Dúvidas em relação ao Pasep basta ligar para a central de atendimento do BB: 0800 729 0001.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…