O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), tem duas modalidades de saque, o imediato e o aniversário. Ambas as modalidades seguem um calendário de pagamento que é disponibilizado no site da Caixa. O próximo cronograma de pagamento, o calendário FGTS 2020, será iniciado em abril do próximo ano.
Os trabalhadores que escolheram a modalidade de saque aniversário terão o seu dinheiro liberado a partir do próximo ano, 2020.
O saque aniversário segue um calendário determinado pela Caixa, para a realização dos pagamentos.
Considerando o mês de nascimento do trabalhador, o benefício inicia o cronograma em 2020 e deve percorrer os próximos anos. Conforme indicou a equipe econômica do país.
Para estar na modalidade de saque aniversário o trabalhador precisa informar a Caixa Econômica Federal sobre o desejo, porém não é obrigatório realizar a migração.
Os trabalhadores que possuem conta no banco da Caixa, terão o seu dinheiro depositado automaticamente em sua conta.
Já os que não são correntistas da rede precisam realizar o saque, com o seu Cartão Cidadão. Outra opção é receber direto nos guichês de atendimento apresentando documento de identificação.
Esses trabalhadores podem sacar até R$ 100 em lotéricas, apenas com a apresentação do CPF e de um documento com foto.
Os ponto de saque são as lotéricas, o autoatendimento, as agências e correspondentes do banco.
Se o beneficiado não possuir o Cartão do Cidadão, ele poderá sacar nos caixas eletrônicos da Caixa utilizando o CPF e a Senha Cidadão.
Agora, se o saque for realizado na agência, é necessário apresentar documento de identidade com foto, número do CPF e Carteira de Trabalho ou Cartão Cidadão e senha.
Caso não realize o saque, o valor retorna automaticamente para a conta do FGTS, sem prejuízo da rentabilidade do período.
O saque imediato já está sendo realizado pelos trabalhadores. Estes podem realizar o saque do seu dinheiro até o dia 31 de março do próximo ano, 2020.
Em 2021, aqueles que optaram pela modalidade de saque aniversário poderão sacar seu dinheiro no mês do seu aniversário.
A resposta é simples: depende. Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador pode aplicar as quantias resgatadas em produtos financeiros que ofereçam ou repassem uma melhor rentabilidade. Hoje, o FGTS rende apenas a 3% ao ano + a Taxa Referencial, que neste ano está zerada – ou seja: muito menos que a poupança.
Ele também pode ser usado, claro, para quitar ou renegociar dívidas – tudo de acordo com suas prioridades financeiras.
Contudo, é importante considerar a possibilidade de uma demissão sem justa causa, e como você arcaria com suas despesas neste caso. Já existe uma reserva financeira para uma situação como essa? Então, sacar pode ser uma boa ideia – seu dinheiro renderá mais em outra aplicação e você poderá usá-lo conforme seus objetivos.
Caso contrário, essa pode não ser uma boa opção. Afinal, é importante garantir que, em caso de demissão, você tenha uma renda ou reserva para conseguir arcar com suas despesas.
Com informações FDR e Nubank, adaptado por Jornal Contábil
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…