Os trabalhadores estão aguardando para 2021 o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida adotada no início da pandemia em 2020, conseguiu apoiar mais de 60 milhões de trabalhadores liberando mais de R$ 47 bilhões a economia.
A medida disponibilizada no ano passado permitia que todos os trabalhadores que tivessem saldo nas contas ativas e inativas do fundo pudessem resgatar até um salário mínimo (R$ 1.045) em 2020, o saque ocorreu escalonadamente e foi definida conforme o mês de aniversário do trabalhador.
A medida é esperada pelos trabalhadores este ano, pois no final de 2020 o governo federal adotou um plano de contingência para o enfrentamento da pandemia este ano. No plano de contingência havia expresso interesse do governo em liberar o saque emergencial do FGTS.
Conforme divulgados por membros do governo, os primeiros dias de 2021 seriam fundamentais para viabilizar a medida que poderia sair ainda em janeiro deste ano. Contudo, de lá pra cá o governo veio adotando outras medidas e o saque emergencial acabou perdendo os holofotes e pouco se sabe sobre o saque este ano.
Para responder essa pergunta precisamos fazer uma analogia a situações do final do ano passado para cá. Quando o governo assumiu o posicionamento de liberar uma nova rodada de saques do FGTS emergencial, o mesmo vinha enfrentando forte pressão pelo término do auxílio emergencial em dezembro de 2020, onde o saque do FGTS poderia ser um folego a mais ao trabalhador.
Contudo, devido aos avanços da pandemia no país, o governo acabou tendo que adotar outras medidas emergenciais como o auxílio emergencial, o BEm (Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda), o 13º salário dentre outros.
Logo, o governo acabou se vendo menos interessado em liberar o saque emergencial do FGTS, tendo em vista que, enquanto o dinheiro não é entregue ao trabalhador a legislação permite que o governo utilize o dinheiro para custear obras em setores como habitação, saneamento, dentre outros.
Ao decorrer dos últimos dias também tentamos contato com a Caixa Econômica Federal que é a responsável pelo FGTS, para saber se há alguma previsão de saque emergencial e o banco expressou que não há nenhuma informação sobre o tema.
Além disso, conforme expresso por membros do Conselho curador do FGTS, a liberação de uma nova rodada de saques do FGTS poderia comprometer a sustentabilidade do fundo, o que também pode acabar inviabilizando o saque para 2021.
Para resumo, os trabalhadores não devem esperar uma nova rodada de saques do FGTS que deve acabar sendo engavetado pelo governo este ano, ainda mais com a sustentabilidade do fundo em risco, bem como a adoção de diversas outras medidas liberadas pelo governo ao longo do ano.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…