Imagem por @luislimajr/ freepik
A nova forma como vem sendo liberado o pagamento do abono salarial PIS/Pasep vem deixando muitos trabalhadores confusos. Isso porque em 2021 o governo não liberou o calendário do ano-base 2020 que teve seu pagamento adiado para 2022. Os trabalhadores tiveram acesso ao dinheiro a partir de fevereiro deste ano. A Caixa Econômica Federal encerrou o repasse dos recursos em março.
Muita gente ainda não sacou o dinheiro. Segundo o banco, elas terão até o dia 29 de dezembro de 2022 para retirar a grana. Até agora, 10,6 milhões de pessoas, segundo balanço divulgado em 26 de agosto deste ano pela Caixa, ainda não retiraram o valor referente ao abono salarial 2020. Ao todo, conforme o banco, R$ 24,6 bilhões estão à espera de seus beneficiários.
Já os trabalhadores que já sacaram o dinheiro, estão querendo saber quando será liberado o calendário referente ao ano-base 2021, que deveria ser pago em 2022. De acordo com o governo, somente no início do ano que vem serão liberadas as datas de pagamento do abono salarial 2021, conforme mês de nascimento do trabalhador.
Para sacar o dinheiro os trabalhadores precisarão ter cumprido os seguintes requisitos:
O trabalhador recebe o abono salarial de acordo com a quantidade de meses trabalhados no ano-base. O cálculo para receber o dinheiro leva em conta os meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do salário mínimo vigente.
Os trabalhadores da iniciativa privada recebem o PIS (Programa de Integração Social) nas agências da Caixa Econômica Federal, terminais de autoatendimento da Caixa, lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui. Nestes casos, o saque deverá ser feito com o Cartão Social e senha cadastrada.
Quem não possuir o Cartão Social, poderá sacar o valor mediante a apresentação do RG, em qualquer agência da Caixa.
O recebimento do benefício também pode ser realizado por meio do crédito direto em conta individual com movimentação e saldo: conta-corrente, poupança, conta Caixa Fácil ou Contas Digitais.
Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) destinado ao servidor público pode ser retirado em qualquer agência do Banco do Brasil (BB).
O correntista e poupador do BB receberão o seu crédito em conta corrente ou poupança. Os demais podem optar por fazer uma transferência do seu abono para outro Banco. A transferência para outros bancos pode ser feita no TAA (para opções sem cartão).
O Banco do Brasil disponibiliza aos participantes os seguintes canais para obtenção
de informações do PASEP:
Consulta no site do Banco do Brasil no endereço
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…