Conscientizar sobre a importância da segurança no trânsito e reduzir mortes. Essa é a proposta da campanha Maio Amarelo 2024, lançada na semana passada pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Na edição deste ano, o tema escolhido, por meio de voto popular, foi “Paz no trânsito começa por você”. A campanha prevê uma série de ações a serem desenvolvidas por órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
A missão do Movimento Maio Amarelo, especialmente em 2024, é a de difundir a mensagem de que o comprometimento com a segurança no trânsito é uma causa de todos os brasileiros.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem, no mundo, por ano em acidentes de trânsito e, desse total, metade das vítimas são pedestres, ciclistas e motociclistas.
O nome “Maio Amarelo” tem relação com as placas de sinalização de trânsito que indicam atenção e precaução.
Durante todo o mês de maio, diversas atividades são realizadas em todo o mundo com o propósito de orientar os motoristas, ciclistas, pedestres e passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas que possam contribuir para a redução de acidentes e mortes.
Em todos os estados do país, ações vão ocorrer para conscientização do tema.
No Rio de Janeiro, ao longo de todo o mês de maio, o grupo composto pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria do Meio Ambiente e Clima (SMAC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Detran RJ; Educação Lei Seca, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Rio Ônibus e Instituto Pretos Novos (IPN) vai realizar ações educativas, passeios culturais, treinamentos, debates, além de distribuir equipamentos de segurança e materiais educativos.
Entre as ações programadas pelo DER em escolas da rede pública, a iniciativa propõe experiências como o ‘Curta o Circuito’, pela qual o público é exposto aos riscos associados ao consumo inadequado de bebidas alcoólicas e outras imprudências no trânsito.
Por meio de óculos simuladores de embriaguez, os usuários participam do desafio de manter a coordenação motora e a visão em condições inadequadas. Os participantes deverão percorrer um circuito de obstáculos e será feito o registro em vídeo 360 graus da trajetória, o vídeo poderá ser compartilhado nas redes sociais dos participantes.
No Estado de Minas Gerais, a Gerência de Educação para o Trânsito do DER traz programação durante todo o mês de maio com o objetivo de sensibilizar a população sobre o assunto.
Na terça-feira (7/5), das 15h às 17h, a ação do Maio Amarelo será na Cidade Administrativa de Minas Gerais (Camg), com foco nos quase 600 motociclistas cadastrados.
Na quarta-feira (9/5), serão distribuídos vouchers para checklist e para instalação de antenas de lojas parceiras, além da distribuição de brindes e apresentação em circuito montado no estacionamento de motocicletas da Cidade Administrativa.
Você já deve ter ouvido falar que é sua obrigação, enquanto empreendedor, recolher seus impostos…
Você já emitiu uma nota para um cliente, mas percebeu algum tempo depois que alguma…
Comprar um imóvel financiado exige planejamento e atenção à documentação. Um dos questionamentos comuns é…
O Pix já faz parte do dia a dia dos brasileiros e, de fato, tornou…
Se você é MEI ou conhece alguém que trabalha por conta própria, pode ser que…
O Itaú Unibanco vem ampliando as possibilidades para quem deseja um crédito com garantia imobiliária.…