Empresas do grupo:

Início » Campanha Novembro Azul alerta para perigo de doenças urológicas. Confira!

Campanha Novembro Azul alerta para perigo de doenças urológicas. Confira!

por Leonardo Grandchamp
4 minutos ler

Neste mês de novembro, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) dá início ao Novembro Azul, uma iniciativa para intensificar a conscientização sobre as doenças urológicas e o perigo de diagnósticos tardios, especialmente em relação ao câncer de próstata. A SBU planeja aumentar a disseminação de informações sobre os riscos associados a essas condições por meio do Portal da Urologia e suas redes sociais, apresentando lives e vídeos informativos.

A SBU também está promovendo a campanha #VemProUro, que tem como objetivo incentivar os homens a buscar cuidados com a saúde desde cedo. Para atrair um público mais jovem, o ator Guilherme Berenguer, de 43 anos, tornou-se porta-voz da campanha “Saúde também é papo de homem.” Berenguer gravou vídeos e posou para o cartaz da campanha com o intuito de transmitir a mensagem de que os cuidados de saúde preventivos e gerais devem ser adotados antes mesmo do surgimento de problemas de saúde relacionados à idade.

Leia também: Novembro Azul: Direitos Do Homem Com Câncer De Próstata

A Dra. Karin Jaeger Anzolch, uma das coordenadoras do Novembro Azul deste ano e idealizadora da pesquisa, destacou a escolha de Guilherme Berenguer devido à sua abordagem de cuidados com a saúde, e enfatizou a importância de que os homens se envolvam com a prevenção, incluindo a saúde prostática, para desfrutar de uma vida com qualidade, longevidade, menos ansiedade e mais satisfação em todas as áreas, incluindo a sexual, evitando assim problemas de saúde.

Um aspecto essencial abordado na campanha é a disparidade no comportamento de meninos e meninas adolescentes em relação aos cuidados de saúde. O presidente da SBU, Alfredo Canalini, ressaltou que as meninas buscam consultas médicas no Sistema Único de Saúde (SUS) 18 vezes mais do que os meninos. Ele também mencionou o sucesso da vacinação contra o HPV em meninas em comparação com os meninos. A campanha Novembro Azul visa a transformar esse padrão comportamental, ampliando a conscientização sobre diversos aspectos da saúde masculina, incluindo questões como a vacinação de adolescentes contra o HPV.

Leia também: 1 entre 4 cirurgias de Câncer de Próstata não foram realizadas no SUS durante o 1º ano de Covid-19

Urologista Cidadão

Antecedendo o 39º Congresso Brasileiro de Urologia (CBU), programado para ocorrer de 18 a 21 de novembro em Salvador, Bahia, será realizado nos dias 13 e 14 deste mês um mutirão solidário de atendimentos e cirurgias no Hospital Roberto Santos, a maior instituição de saúde pública do estado, que abriga o Hospital do Homem.

Em colaboração com o governo estadual, a iniciativa “Urologista Cidadão” reunirá entre 50 e 100 especialistas que oferecerão atendimentos a 3 mil homens e realizarão cerca de 20 cirurgias para tratar a hiperplasia benigna da próstata (HPB). Além disso, serão realizadas dez avaliações urodinâmicas, que envolvem exames funcionais do trato urinário para avaliar o armazenamento e o esvaziamento da bexiga. Também estão previstas 60 urofluxometrias, exames que avaliam o fluxo urinário, e 20 ultrassonografias de próstata para os homens que aguardam atendimento na unidade.

O diretor científico do 39º Congresso Brasileiro de Urologia, Ubirajara Barroso Jr., expressou a esperança de que esse mutirão contribua para conscientizar a população masculina sobre a importância dos cuidados com sua saúde. Além disso, destacou que é uma oportunidade valiosa para urologistas de todo o país se unirem em apoio ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More