Photo by drshohmelian / pixabay
Muita gente tem dúvida se as cáries podem ser transmissíveis, inclusive, pelo beijo. No entanto, o cirurgião-dentista Flávio Pinheiro explicou que não é possível “contrair” cáries de outra pessoa.
O profissional de saúde começou explicando que “a cárie dentária é uma doença que afeta a maioria da população mundial e, com muita frequência, atinge crianças, comprometendo a sua qualidade de vida.”
Atualmente, a cárie é considerada uma doença complexa, polimicrobiana. “A lesão de cárie é observada apenas quando há um desequilíbrio no meio favorecendo a acidificação do biofilme dentário em decorrência do metabolismo dos carboidratos da dieta por micro-organismos residentes. Logo, não é razoável descrever a cárie como uma doença transmissível porque os seres humanos não têm a opção de possuírem uma cavidade bucal livre de microorganismos.
Desse modo, Pinheiro também ponderou que a presença de micro-organismos é necessária, mas não é suficiente para o desenvolvimento das lesões de cárie.
Por Flávio Pinheiro, se formou como cirurgião dentista em 2004 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…