Com a proximidade do carnaval, muitos empresários e empregados questionam se o carnaval é feriado apto garantir o dia de folga.
Dessa forma, se fazem necessários esclarecimentos no tocante ao carnaval, que geralmente é comemorado de sábado até a manhã de quarta-feira de cinzas.
Os feriados aptos a gerar o descanso, devem estar previstos em lei federal, estadual ou municipal. Os feriados previstos em lei federal, são:
Os feriados municipais e estaduais que decretem feriados devem respeitar o máximo de 04 (quatro) feriados, além dos já definidos em lei federal. Caso haja decretação de feriado no carnaval por lei local, deve ser cumprida.
Devem ainda ser consultadas as Convenções Coletivas e Acordos Coletivos das Categorias (empregadores e empregados), a fim de verificar se há alguma determinação específica a respeito dos trabalhos no feriado de carnaval, especialmente pelo fato que tais institutos têm prevalência sobre a lei (art. 611-A da CLT).
A jurisprudência se diverge em relação ao feriado de carnaval.
O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região entende que “em que pese não haver previsão legal de feriado na terça-feira de Carnaval, os usos e costumes são fontes de direito e, sendo habitual, há décadas, a guarda desse dia como feriado, a praxe consuetudinária determina o pagamento em dobro do labor prestado nessa data (RO – 0108200-98.2009.5.18.0054 (TRT-18) – 10/07/2017)”.
Já o Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região entende que “é devido o descanso semanal remunerado apenas dos feriados expressamente instituídos em lei, nos termos da Súmula n. 36 deste Regional, de maneira que não havendo comprovação da instituição em lei dos feriados da”terça-feira de Carnaval”e de”Corpus Christi”é indevido o respectivo pagamento (RO 00005251220145230006 (TRT-23) – (23/02/2017)”.
Sobre a matéria, o Tribunal Superior do Trabalho já se manifestou, sustentando que” embora exista a tradição em vários municípios estabelecendo o não expediente nas empresas, a legislação não trata o carnaval como feriado (RR-607-52.2011.5.18.0082. 2ª TURMA DO TST) – 29/09/2014″.
Nos parece mais razoável a interpretação do Tribunal Superior do Trabalho, especialmente pelo fato de que os arts. 1º e 2º da Lei n. 9.093/95 dispõem, respectivamente, que são feriados civis os declarados em lei federal, a data magna do estado e feriados religiosos os declarados em lei municipal. Embora haja tradição em vários municípios, deve prevalecer a legislação, que é a principal fonte do direito.
Assim, podemos considerar que se o carnaval não é considerado feriado por lei, não deve ser imposto o pagamento em dobro no feriado de carnaval, podendo o dia ser descontado do empregado, caso não haja dispensa pelo empregador, com a ressalva de que deve ser respeitado o previsto na Convenção Coletiva e Acordo Coletivo das categorias.
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…
Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…
Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…
O salário-maternidade é um dos mais importantes benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro…