Chamadas

Carnaval traz oportunidades para aquecer as vendas. Confira!!

De acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) no ano de 2023, as vendas online durante o Carnaval atingiram uma marca de R$ 4,6 bilhões, registrando um aumento de 20% em comparação com o ano anterior. 

Todavia,  projeções otimistas indicam um crescimento ainda maior, com expectativas de vendas online na ordem de R$ 5,5 bilhões, um crescimento de 17%. Você, que é um empreendedor, não pode ficar de fora. 

As datas comemorativas são grandes oportunidades para vender mais e, no calendário brasileiro, o Carnaval é um dos feriados mais rentáveis. 

O setor de turismo, certamente, lucra com o feriado, afinal, muita gente aproveita para viajar. Todavia, há os foliões que preferem participar da festa na própria cidade e, muitas vezes, em casa! 

Por isso, se você trabalha com comércio, seja no varejo ou e-commerce, é hora de chamar atenção para os produtos do seu portfólio que podem alegrar o Carnaval de clientes de todo Brasil.

Leia também: Carnaval 2024: Festividade É O Momento Certo Para Quem Busca Uma Renda…

Setores aquecidos pelas vendas do Carnaval

Confira alguns setores que registram aquecimento nas vendas nesta época do ano e saiba se o seu negócio pode aproveitar o momento:

  • Itens de festa para animar a folia em qualquer ambiente, incluindo decoração e acessórios.
  • Roupas e calçados personalizados com miçangas, pedrarias e paetês fazem sucesso no Carnaval e são um bom nicho para aumentar a lucratividade de empreendedores do ramo de aviamentos e costura.
  • Pochetes para seus clientes curtirem a festa em segurança. São acessórios práticos que permitem levar alguns itens importantes como documentos, chave e celular.
  • Copos que mantêm a temperatura da bebida são ótimos para refrescar os foliões diante das altas temperaturas do verão.
  • Fantasias não podem faltar no Carnaval, por isso, vale a pena pesquisar tendências para investir em opções que estão em alta no mercado, como é o caso dos personagens de animações.
  • Maquiagens, é claro, pois no Carnaval não pode faltar glitter e cores neon nos looks dos foliões. Nesta época do ano, o mercado de maquiagens e cosméticos bate recordes, prepare-se para aproveitar a onda.

Turismo em alta

Um setor que merece destaque é o turismo. O feriado de Carnaval acontece no verão e as temperaturas mais altas são um convite para aproveitar destinos como praias e resorts.

Mas, os locais onde a festa acontece também são muito procurados pelos viajantes. O Rio de Janeiro, onde há concentração de foliões nos blocos e também nos desfiles de escolas de samba, recebe turistas do mundo inteiro! 

Alimentos e bebidas

O setor de alimentos e bebidas é um dos mais favorecidos pelo Carnaval, seja nas festas de rua ou para aquecer as festas em locais privados. As bebidas, especialmente as alcoólicas, estão entre os itens mais consumidos. Acompanhe quais são os itens preferidos do público:

  • Cerveja, para 92% do público;
  • Destilados, para 24% do público;
  • Vinhos, para 20% do público;
  • Bebidas prontas, para 19% do público.

leia também: Economia Criativa, Alimentação E Beleza Estão Entre Segmentos…

Dicas para alavancar as vendas

  • Valorize sua marca, criando uma identidade virtual para o Carnaval com elementos visuais característicos da festa.
  • Observe a concorrência para entender como o mercado trabalha a data e quais as principais tendências.
  • Ofereça descontos e aproveite para vender itens parados no estoque, com pouca demanda ou que possam sofrer alguma redução nas vendas após o período do Carnaval, como produtos específicos de verão.
  • Invista em kits específicos para a festa, como combos de fantasias, maquiagens e até drinks. Esta é uma excelente estratégia para aumentar o ticket médio.
  • Diversifique canais de venda on-line e off-line para atingir mais pessoas, entre eles redes sociais, marketplaces e loja virtual.
  • Faça anúncios patrocinados.
  • Chame atenção dos consumidores com brindes temáticos.

Por fim, que tal aproveitar estas estratégias para aumentar as vendas no Carnaval? Para ter sucesso, invista em planejamento, adotando as dicas que fazem mais sentido para o seu negócio. 

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

6 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

6 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

8 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

9 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

10 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

11 horas ago