Sempre exigido em processos seletivos e currículos, o inglês já provou sua importância para a formação dos profissionais brasileiros. Mas afinal, quais são as profissões que mais demandam o segundo idioma? Levantamento realizado pela Catho apontou as 8 profissões que mais pedem o uso do inglês, dentre elas se destacam as áreas de pesquisa científica, importação e exportação, marketing e publicidade e propaganda.
Outras segmentos como hotelaria e turismo, engenharia e sistemas de informação também apareceram no levantamento. A mostra ainda mapeou em quais níveis de inglês os idiomas são exigidos, sendo eles fluente, intermediário e básico.
Áreas Profissionais | Fluente | Intermediário | Básico |
Pesquisa Científica | 57,6% | 30,3% | 12,1% |
Importação e exportação | 55,3% | 15,9% | 28,8% |
Publicidade e Propaganda / Marketing | 42,1% | 33,9% | 24% |
Comunicação Social / Editoração | 40% | 36,4% | 23,6% |
Hotelaria e Turismo | 35,1% | 16,2% | 48,6% |
Arquitetura e Projetos | 34,9% | 31% | 34,1% |
Engenharia | 33,4% | 32,6% | 34% |
Sistemas / Informatica / Internet | 29,1% | 36,6% | 34,3% |
Para o gerente de Catho Educação, Fernando Gaiofatto, a área de pesquisa científica em primeiro lugar não surpreende e por meio de uma análise mais aprofundada é possível compreender a classificação. Para o gestor, o idioma se torna indispensável pois permite discussões internacionais sobre os temas pautados nas pesquisas, buscando atravessar as barreiras nacionais.
“Para as áreas de especialização como pós-graduação, mestrado e doutorado, normalmente é exigido o uso de um a dois idiomas a mais. Essa exigência começa antes mesmo da inserção no curso de formação, como pré-requisito. Porém, também se estende ao longo do curso, na leitura de artigos, busca de entrevistas e outras pesquisas. Logo, o idioma se torna tão importante pois permite que a pesquisa traduzida para o inglês alcance conexões de conteúdo internacionais”, afirma o gestor.
Três das dez áreas apontadas no levantamento pertencem ao setor de comunicação, reforçando a necessidade do idioma para os profissionais desse segmento. Clientes internacionais, ferramentas de edição, ligações e reuniões, bem como termos como “lead”, “briefing” e deadline” são bem comuns no dia a dia dos profissionais.
Além disso, áreas como a de tecnologia, mesmo que não tenha a mesma necessidade pelo inglês em vagas, deixa subentendido a carência no uso do idioma, uma vez que grande parte dos recursos utilizado pelos profissionais são em inglês.
“Ainda que seja possível ‘se virar’ bem sem o idioma, por vezes é necessário ler textos, traduzir informações e escrever e-mails em inglês. Assim como a fluência do inglês é percebida, a falta dela também é. Logo, o domínio faz toda a diferença, seja no atendimento, nas apresentações ou nos resultados da empresa. Não dá para manter o ’embrometion’ se o profissional deseja crescer na carreira”, afirma Gaiofatto.
Impacto do inglês no salário
Dados recentes divulgados pela empresa também apontaram o nível de impacto do idioma nos salários. Segundo a 58º Pesquisa salarial da Catho, a fluência de um segundo idioma chega a aumentar o salário em até 72% no caso do inglês e 59% no espanhol.
A depender do nível hierárquico do profissional, o valor percentual do aumento sofre variações, mas reforça a importância de uma segunda língua para aqueles que desejam crescer profissionalmente. Segundo o levantamento, o aumento salarial chega a: 72%, em cargos de gerência, 61% em cargos de coordenação e 59% em cargos técnicos.
Nível Hierárquico | Fluente | Avançado | Intermediário | Básico |
Gerente/ Diretor/ Presidente | R$ 14.437,30 | R$ 13.132,80 | R$ 10.695,80 | R$ 8.395,60 |
Supervisor/ Coordenador/ Líder/ Encarregado | R$ 7.281,90 | R$ 6.837,50 | R$ 5.856,70 | R$ 4.525,90 |
Profissional especialista graduado | R$ 6.555,50 | R$ 5.887,70 | R$ 5.462,80 | R$ 4.627,50 |
Analista | R$ 5.027,30 | R$ 4.458,20 | R$ 3.751,70 | R$ 3.304,30 |
Salário médio por hierarquia, segundo a fluência na língua inglesa.
Sobre a Catho: Com tecnologia de ponta, a Catho, multinacional com mais de 900 colaboradores no Brasil, tem como missão mudar a vida das pessoas por meio do trabalho e carreira. Graças a uma cultura aberta à inovação e à criatividade, a Catho tornou-se uma das melhores empresas de tecnologia para trabalhar no Brasil, segundo o Great Place to Work (GPTW).
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