Maketing Contábil

Carreira Contábil: como utilizar o Marketing Digital ao seu favor

Nas atuais conjunturas do mercado de trabalho, não dá para falar de prestações de serviços, sem tratar do chamado marketing digital. Em suma, as redes online já se estabelecem como o melhor canal para atingir o respectivo público alvo, sendo uma importante estratégia, no que tange o êxito do negócio em questão. 

Quanto ao segmento contábil, ainda é muito comum que profissionais tenham dificuldades na conquista de novos clientes, o que é fundamental para o faturamento e, consequentemente, para a remuneração. Em grande parte, este cenário deve-se ao significativo aumento da concorrência, e também à falta de intimidade com as estratégias de propaganda atreladas ao meio digital. 

Em suma, para quem quer ter sucesso na abertura ou manutenção de um escritório contábil, ou prestar serviços, enquanto contador, é essencial estar por dentro dos moldes que envolvem o marketing nos canais online. 

Neste âmbito, estamos nos referindo a tópicos para encontrar espaço de atuação na área, bem como à condutas éticas as quais os trabalhadores dessa classe devem estar atentos, na utilização do marketing digital. 

4 dicas para aumentar a clientela utilizando marketing digital

Pensando no campo de atuação dos profissionais contábeis, separamos aqui alguns caminhos que podem lhe auxiliar a aumentar sua carteira de clientes e se diferenciar da concorrência, apostando no marketing digital. 

  1. Esteja presente no máximo de meios possíveis: na divulgação dos seus serviços, é essencial que você compareça nos diferentes canais viabilizados pela internet, tais como sites próprios do seu negócio, redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, entre outros), e aplicativos atrelados a prestação de serviços;
  2. Conheça as ferramentas de divulgação: diferentes recursos são capazes de elevar a visibilidade do seu negócio na internet, a exemplo das ferramentas ligadas a estratégias de tráfego pago e orgânico. A dica é estar por dentro das práticas de divulgação fornecidas por plataformas como Blogs, Facebook Ads, Google Ads, entre outros;
  3. Mostre seu diferencial:  antes mesmo de estabelecer o negócio, é fundamental que o profissional apresente para o seu público os seus conhecimentos, pois justamente, este fator que irá diferenciá-lo da concorrência. Na área contábil, a confiança no trabalhador é essencial, sendo um motor para fidelizar a clientela atual, e atrair outros futuros clientes;
  4. Busque por auxílio especializado: o anseio pelo aumento no número de clientes pode ser facilitado, quando o contador conta com a ajuda de outras pessoas especializadas na criação dos conteúdos que serão divulgados. Estes profissionais, sem dúvida, conhecem as melhores estratégias para alcançar o resultado desejado.

Cuidado para não ferir a ética da classe

De acordo com a contadora especialista em marketing, Zenaide Carvalho, é extremamente importante que os contadores fiquem atentos às condutas atribuídas ao profissional contábil por meio do Código de Ética Profissional do Contador, aprovado em 2019. Os regramentos, incluem, normas voltadas a criação e divulgação de conteúdos nos meios online. 

O Código implementa restrições e vedações de práticas muito comuns no mercado, tais como depreciar outros profissionais na própria divulgação dos serviços, fazer propagandas sensacionalistas voltadas a preços baixos, prestar informações distorcidas ou incorretas, entre outros exemplos. 

Para a especialista, a dica é focar nos conhecimentos técnicos que, por sua vez, devem ser proporcionais à capacitação do profissional.  O correto é ser honesto quanto a estes fatores, esclarecendo para o público alvo, pontos como a experiência e especialização no serviço ofertado, respeitando a habilidade, eficácia e amplitude do escritório ou profissional. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

3 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

4 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

5 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

7 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

8 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

9 horas ago