Carreira

Carreira: Teste vocacional funciona mesmo?

A carreira profissional é o somatório de todas as vivências laborais, juntamente com as etapas de formação, qualificação e especialização em uma ou mais áreas de atuação.

Quando discutimos o tema da carreira profissional, geralmente nos referimos à jornada de um indivíduo em suas atividades profissionais, e isso é uma descrição precisa.

Contudo, é inegável que o conceito de carreira está em constante evolução, moldado pelas escolhas feitas pelo próprio profissional.

Afinal, é altamente provável que sua carreira tenha impacto em todos os aspectos de sua vida futura, especialmente quando se torna um adulto.

Em outras palavras, sua identidade, sua visão de mundo, seu relacionamento com outras pessoas, suas habilidades de liderança, bem como seu desenvolvimento pessoal e profissional, estão todos interligados com a sua trajetória profissional.

Diferença entre carreira e profissão

É compreensível que haja alguma confusão, especialmente entre pessoas mais jovens que estão começando a planejar sua trajetória no mercado de trabalho. No entanto, a distinção entre carreira e profissão é fundamental, e ambas estão interligadas, mas não são a mesma coisa.

Carreira: A carreira refere-se à sua jornada profissional, englobando todas as experiências de trabalho, aprendizado e aprofundamento que o levaram até o ponto atual.

Envolve principalmente seus comportamentos e decisões dentro de sua área de atuação, e pode ser avaliada como uma “carreira de sucesso”, por exemplo.

Sua carreira é moldada por suas escolhas, experiências e amadurecimento profissional ao longo do tempo.

Profissão: A profissão se concentra nas atividades específicas que você realiza como profissional no mercado de trabalho.

Está diretamente relacionada à sua área de estudo, às habilidades técnicas (hard skills) que adquire na escola, faculdade ou cursos profissionalizantes.

A escolha da profissão é uma decisão inicial que serve como base para a construção de sua carreira.

Portanto, enquanto sua profissão define as atividades e habilidades técnicas que você realiza, sua carreira é a jornada completa, que inclui suas escolhas, experiências, amadurecimento e sucessos ao longo do tempo. Ambos os conceitos são essenciais para a compreensão de sua trajetória profissional.

Leia Também: O Que É Um Plano De Carreira E Qual A Sua Importância?

Teste vocacional funciona mesmo?

Um teste vocacional é uma ferramenta utilizada para ajudar pessoas a identificar suas aptidões, interesses, valores e habilidades, a fim de tomar decisões mais informadas sobre suas carreiras.

O objetivo principal de um teste vocacional é ajudar os indivíduos a encontrar áreas profissionais que se alinhem com suas características pessoais e aspirações, aumentando assim a probabilidade de sucesso e satisfação em suas carreiras.

Esses testes podem assumir várias formas, desde questionários online até entrevistas com profissionais de orientação vocacional.

Alguns dos elementos que os testes vocacionais geralmente avaliam incluem:

  • Interesses: Identificam as áreas de trabalho ou campos de estudo que mais atraem o indivíduo.
  • Habilidades: Avaliam as habilidades e competências pessoais que podem ser relevantes para diferentes carreiras.
  • Valores: Analisam os valores pessoais e princípios que podem influenciar a escolha de uma carreira.
  • Personalidade: Alguns testes vocacionais consideram traços de personalidade para sugerir carreiras que se adequem ao perfil do indivíduo.
  • Informações sobre carreiras: Fornecem informações sobre diferentes profissões, suas perspectivas de emprego, ambiente de trabalho, salários, etc.
  • Orientação: Muitos testes vocacionais oferecem orientações e sugestões de carreira com base nas respostas fornecidas pelo indivíduo.

É importante notar que os testes vocacionais não devem ser vistos como decisivos. Eles fornecem insights valiosos, mas a escolha de carreira é uma decisão complexa e multifacetada que deve ser considerada juntamente com outras informações, como experiências pessoais, conselhos de profissionais, educação formal e autoreflexão.

Além disso, os interesses e objetivos profissionais de uma pessoa podem evoluir ao longo do tempo, então uma decisão de carreira não é necessariamente permanente.

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

51 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

14 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago