Para que serve a carta de recomendação profissional?
Se você está em busca de um novo emprego e não sabe como conseguir, saiba que uma carta de recomendação profissional pode ser uma grande aliada nessa procura. Entenda aqui o que é essa carta e como ela pode te ajudar a conseguir um bom emprego!
O que é carta de recomendação profissional?
A carta de recomendação profissional é um documento fornecido pela empresa em que uma pessoa já trabalhou, com o intuito de recomendar essa pessoa como um bom profissional, apto para exercer determinada função. A ideia é que na carta de recomendação profissional sejam descritas algumas atividades que o mesmo exerceu na empresa que o recomenda, bem como o reconhecimento dessa empresa pelo trabalho bem executado, enquanto funcionário.
Onde conseguir a carta?
A grande maioria das empresas fornecem a carta de recomendação profissional, bastando solicitar ao departamento de RH ou ao funcionário que tinha o papel de gestor imediato.
Quais informações devem conter na carta?
Para que a carta de recomendação profissional seja válida e efetiva em sua utilidade, é imprescindível que ela contenha:
Além disso, é importante que a carta seja impressa em papel timbrado da empresa que a forneceu. Isso, junto com a assinatura e carimbo dos responsáveis, é o que valida a carta.
Vantagens de procurar trabalho com uma carta de recomendação profissional
Apesar de algumas empresas ou profissões específicas exigirem a carta de recomendação profissional, ela não é obrigatória. Mas, pode ser de grande valia, se você estiver procurando um novo trabalho. Confira as vantagens de possuir uma carta de recomendação profissional:
Além dessas vantagens, não podemos deixar de destacar o quanto receber uma carta de recomendação profissional é gratificante! Poucas coisas são tão satisfatórias quanto o reconhecimento de ter feito um bom trabalho e de ser um bom profissional.
Encontre um trabalho ideal, já!
Agora que você já sabe a importância de procurar trabalho munido de uma carta de recomendação profissional, aproveite essa dica! Afinal, é comum todos darmos preferências pelo que é recomendado por outras pessoas. Então use isso a seu favor!
Vale ressaltar que, apesar da importância da carta de recomendação profissional, o currículo é indispensável nos processos seletivos de empregos. Por isso, entregue a sua carta sempre junto ao seu currículo.
Se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhar! Além disso, deixe aqui as suas dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema! Continue acompanhando o blog para mais dicas valiosas como essa!
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…