O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo, sendo hoje o principal instrumento do Governo Federal para financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia do nosso país.
Pessoas físicas e empreendedoras de todos os portes recebem apoio para a realização do seu plano de expansão e na concretização de novos negócios, tendo em vista a geração de renda e emprego para o Brasil.
Pensando na facilidade do acesso a esses financiamentos, o deputado federal Paulo Teixeira apresentou o projeto de lei 453/21, visando as dificuldades que micro e pequenas empresas vêm enfrentando para conseguir um empréstimo através do cartão do BNDES.
![Designed by @yanalya / freepik](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/08/trabalho2.jpg)
O deputado afirma que a possível causa seria o pequeno rendimento aos bancos parceiros que emitem os cartões, mas que o projeto seria muito importante para a recuperação das atividades produtivas no Brasil.
O projeto de lei está na Câmara dos Deputados e caso seja aprovado, as linhas de créditos do BNDES serão ofertadas com maior prioridade e facilidades a microempresas e empresas de pequeno porte, principalmente na modalidade de empréstimos.
Quem pode solicitar o cartão BNDES ?
- Empresários individuais (inclusive os MEIs) e as MPMEs;
- Faturamento bruto anual de até R$ 300 milhões;
- Empresas sediadas no País, com controle e maioria do capital votante nacionais;
- Exercer atividade econômica compatível com as Políticas Operacionais e de Crédito do BNDES;
- Estar em dia com o INSS, FGTS, RAIS e tributos federais.
Por: Leandro Rocha