O Cartão Cidadão facilita muito o acesso dos brasileiros aos mais diversos serviços sociais e trabalhistas. O cartão pode ser utilizado nos mais diversos canais de pagamentos autorizados pela Caixa, presente nos municípios brasileiros.
A Senha Cidadão habilita o Cartão do Cidadão a receber o pagamento de benefícios sociais administrados pela Caixa, de forma prática, por meio de pontos de atendimento, caixas eletrônicos, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências da Caixa.
Mas Como pedir o Cartão do Cidadão?
O Cartão do Cidadão pode ser pedido em qualquer agência da Caixa ou pelo telefone 0800-726-0207. Para que o atendimento seja mais rápido, a Caixa pede que tenha em mãos o número do NIS.
Feito o pedido, o cartão será entregue na casa da pessoa, ou então pode ser retirado na agência, como a pessoa preferir, segundo a Caixa.
Quando ficar pronto, é preciso fazer a Senha Cidadão para poder receber seu dinheiro usando o cartão.
Como fazer a minha senha
A senha deve ser feita na agência da Caixa ou em uma lotérica (neste caso, é preciso ligar antes para o canal Caixa Cidadão no telefone 0800 726 0207).
Para fazer a senha, é preciso levar o termo de responsabilidade, documento obrigatório que pode ser baixado no site da Caixa. O banco avisa, porém, que ele só deve ser assinado na frente do atendente da agência ou lotérica.
Além do termo, é preciso levar pelo menos um documento de identificação com foto, como RG, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Com informações Uol, adaptado Jornal Contábil