Diante do cenário atual de crise devido a pandemia do novo coronavírus, o número de ofertas de crédito destinado ao publico MEI (Microempreendedor Individual) aumentou exponencialmente, principalmente pelo fato das empresas de pequeno porte estarem sem capital de giro pelo período de fechamento do comercio e isolamento social. Com isso o crédito acabou se tornando um apoio para o publico empreendedor.
Diante de um cenário de incertezas, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) se torna uma opção bastante considerável ao MEI que busca serviços como empréstimos ou cartão de crédito. A vantagem do BNDES está nas ofertas de taxas de juros mais baixas e o objetivo d ajudar no financiamento a médio e longo prazo. Se você ficou interessado em solicitar o cartão BNDES para o MEI, acompanhe!
Antes de falarmos sobre como solicitar o cartão BNDES para o MEI é importante destacar que o cartão possui uma das taxas de juros mais baixas do mercado, que chegam a 1,05% ao mês e a fatura pode ser parcelada em até 48 meses.
Destinado ao publico MEI, para ter direito ao benefício os empreendedores interessados precisam ter um faturamento anual de até R$ 81 mil. É preciso ainda estar com toda a documentação em dia no ato da solicitação e ter também residência fixa no Brasil. Outro ponto importante é de que o cartão não seja utilizado para despesas pessoais, o cartão precisa ser utilizado exclusivamente pela empresa.
Como falado anteriormente uma das principais vantagens está na taxa de juros de apenas 1,05%. Todavia o cartão precisa ser utilizado apenas para as despesas da empresas, sendo elas feitas por compras diretas (por meio de uma conta online feita pelo titular do cartão no Portal do BNDES), ou ainda por meio de compras indiretas (para as negociações, realizadas com fornecedores, que deve incluir a transação no portal o cartão do BNDES).
O vencimento da fatura acontece sempre a cada 15 dias e a forma de pagamento é feita via débito automático na conta corrente do MEI, conta esta que é informada no processo de solicitação do cartão.
Para conseguir acesso ao cartão BNDES o primeiro passo é ter uma conta corrente em algum destes bancos:
O segundo passo é acessar o site do BNDES e clicar na opção “Solicite seu Cartão”, em seguida preencher um formulário, que solicitará informações como o CNPJ e a Classificação nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Por fim, selecione o banco ao qual será vinculado o cartão (algum dos citados à cima) e por fim, faz-se o envio da proposta.
Após o processo de solicitação o empresário deverá comparecer a agência do banco ao qual foi informado no ato da solicitação e apresentar os seguintes documentos:
1- Certidão Negativa de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CND) ou Certidão Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CPEN), expedida conjuntamente pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) (www.receita.fazenda.gov.br).
2- Certificado de Regularidade do FGTS (www.caixa.gov.br).
3- Comprovação de Regularidade quanto à entrega da RAIS.
4- Declaração na qual ateste, em síntese, estar com a sua situação regularizada perante os órgãos públicos e a legislação pertinentes, conforme modelo disponível no menu “Regras” do site do Cartão BNDES (www.cartaobndes.gov.br).
Caso a documentação citada não for necessária, a instituição bancária escolhida pelo microempreendedor terá o prazo de até 30 dias para enviar o cartão de crédito ao endereço que você preencheu no formulário de requerimento.
Atenção! Caso sua solicitação não seja aprovada, será possível realizar uma nova solicitação para outra instituição bancaria listada a cima que você tenha conta corrente, tendo em vista que as políticas de concessão de crédito podem variar de banco para banco.
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*Com informações Seu crédito Digital e Jornal Contábil
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