Designed by @Racool_studio / freepik
Nas empresas a adoção do ponto eletrônico para funcionários traz diversos benefícios para ambos os lados, isto é fato!
Além da transparência no controle da jornada, questões relativas aos direitos trabalhistas e à gestão eficiente do banco de horas (e das horas extras) são resolvidas com muito mais facilidade com o controle de ponto de funcionários.
Apesar de trazer tantos benefícios, ainda existem colaboradores que não conseguem enxergar os pontos positivos dessa tecnologia em suas rotinas de trabalho.
Inclusive, ainda hoje, é muito comum vermos alguns funcionários preenchendo o ponto de maneira incorreta.
Para solucionar este problema criamos este conteúdo exclusivo para ensinar como preencher o cartão de ponto do funcionário de maneira correta e evitar possíveis problemas.
Aqui vão algumas dicas valiosas:
Abra um canal de comunicação para dúvidas em sua empresa
Alguns colaboradores têm vergonha ou até medo de fazer perguntas referente a gestão do ponto na frente de todos, seja por timidez ou por desconhecer o assunto.
A nossa dica é que a empresa crie um canal direto para que eles possam tirar todas as dúvidas — principalmente relativas às questões trabalhistas.
Trabalhe essa questão junto ao setor de Recursos Humanos porque é a área referente ao setor de pessoal. Dessa forma não será preciso responder às mesmas questões diversas vezes.
Já para locais aonde a comunicação digital não chega com tanta facilidade, uma boa opção são os murais de avisos e as correspondências individuais. Este método costuma dar certo na maioria das ocasiões.
Outra boa estratégia é o uso de TV Corporativa, com monitores localizados em pontos estratégicos, também pode atender muito bem a comunicação interna.
Legislação e obrigatoriedade do ponto
De acordo com o artigo 74 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) toda empresa com mais de 10 funcionários deve realizar o controle de ponto, seja ele manual, eletrônico ou digital.
A organização é responsável por determinar qual a melhor maneira de fazer essa gestão.
Quais os benefícios que o controle de ponto pode oferecer a empresa:
De início, são vários. Mas iremos destacar os principais neste conteúdo.
Explicar a obrigatoriedade do ponto eletrônico para os colaboradores é fundamental para que entendam que a empresa está apenas cumprindo a lei ao adotar essa medida.
Agora iremos deixar claro o benefício do controle de ponto:
O primeiro aspecto que você pode explorar é a segurança que o sistema de ponto oferece para os trabalhadores.
Nos dias de hoje a justiça brasileira muitas vezes condena o controle manual de ponto por não oferecer segurança nos dados consolidados, nem para a empresa, nem para os trabalhadores.
Esse cenário faz com que as questões trabalhistas discutidas na justiça se tornem ainda mais complexas e demoradas.
Todo colaborador sabe que qualquer empresa tem em mente aumentar seus ganhos e diminuir seus custos.
Por isso, não menospreze a inteligência de seus funcionários e seja sincero nas vantagens da adoção do controle de ponto eletrônico também para a empresa.
Você pode abordar, por exemplo, questões relativas a possíveis erros no controle de ponto manual, legitimidade do relógio de ponto biométrico e o quão custosas e demoradas são as discussões relativas a esses temas na justiça, quando nem o funcionário nem a empresa possuem um controle efetivo de jornada.
Outro ponto vantajoso tanto para a empresa quanto para os trabalhadores é a agilidade que o ponto eletrônico para funcionários oferece no que tange aos processos do setor de RH.
Pedidos de folga, alterações na jornada de trabalho e a gestão das horas extras serão feitos com muito mais facilidade e rapidez.
Dessa forma, além de contribuir para um setor mais produtivo, o controle de ponto eletrônico melhora a relação com os colaboradores, oferecendo dados precisos e relatório personalizados.
Deixe esses benefícios bem claros para todos os setores da empresa!
Por fim, vamos falar sobre uma questão prática que atrapalha e irrita tanto os trabalhadores quanto os gestores: a fila para bater ponto. Esse é um problema muito comum em empresas que utilizam o controle de ponto manual, uma vez que os processos são mais lentos e menos tecnológicos.
Com a adoção do controle eletrônico ou digital, o começo e o fim da jornada de trabalho — e os períodos de folga — são abertos e finalizados com apenas um toque no aparelho.
Uma boa maneira de demonstrar essa vantagem é explicando para eles como funciona o relógio de ponto biométrico.
Cada um dos benefícios da adoção do sistema de ponto eletrônico deve ser amplamente divulgado para todos os colaboradores da empresa.
Lembre-se que oferecer informações corretas é a melhor arma contra fofocas e dados imprecisos, por isso, invista tempo e esforço nessa missão!
Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!
Conteúdo original Contabilix
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…