Empresas do grupo:

Início » Carteira de trabalho digital: Como funciona e quais as regras?

Carteira de trabalho digital: Como funciona e quais as regras?

por Ricardo
4 minutos ler
Foto: Ministério da Economia/Divulgação

A Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS é um documento obrigatório para quem for prestar qualquer tipo de serviço, seja na indústria, comércio, agricultura, pecuária ou mesmo doméstico. É um documento que todo trabalhador brasileiro precisa para ter registros de seus trabalhos e garantir o recebimento dos direitos trabalhistas.

Carteira de trabalho digital

Modernizando o cadastro dos trabalhadores, foi lançada a carteira de trabalho digital. Isso foi feito com o propósito de modernizar o acesso, com a iniciativa sendo lançado pelo Governo Federal. Para acessar o documento, você deve baixar o aplicativo gratuito da loja online (Apple Store da Apple e Android Play Store). Ou acessa pela web, através do link https://servicos.mte.gov.br/ .

Como funciona a CTPS digital?

A partir de agora, você não precisará ter um cartão de trabalho físico para ser contratado, mas se o seu empregador não usar o eSocial, será necessário agendar um horário pelo telefone 158 para executar a versão física.

Nos demais casos em que a empresa possui o registro do eSocial, a apresentação do número do CPF já será válida para o registro de informações no CTPS e você poderá acompanhar através do aplicativo.

Regulamentação da carteira de trabalho digital

Com efeito imediato, o governo brasileiro publicou a Portaria 1065, regulamentando a emissão do cartão de trabalho digital. O novo sistema deve facilitar a contratação de trabalhadores, deixando a tarefa menos burocrática e muito mais simples. Além disso, o trabalhador terá uma forma mais segura de guardar seus registros trabalhistas, com menos riscos de perder as informações.

A carteira de trabalho digital será emitida para todos os registrantes no CPF, por meio de um aplicativo móvel chamado Carteira de Trabalho Digital. O número do CPF do trabalhador dobrará como número da carteira de trabalho digital. Essa função vem de uma tendência do governo de reduzir a burocracia e facilitar a contratação de funcionários.

Mesmo assim, a carteira de trabalho física ainda continuará. Os candidatos a carteiras de trabalho físicos ainda podem ter de enfrentar as filas e faltar compromissos, até enfrentando atrasos para receber e fazer a carteira. Porém, a carteira de trabalho digital impede o que muitas vezes acontecia, que era a impossibilidade da contratação de trabalhadores em situações específicas, como no caso de estrangeiros dentro do prazo de validade de seus vistos..

Vale reforçar que os empregadores que não são obrigados a usar o eSocial (o sistema digital para impostos, previdência social e obrigações trabalhistas) podem excepcionalmente continuar a usar a carteira de trabalho física, apesar de não ser recomendável.

Cuidados com a CTPS digital

A carteira de trabalho digital, ao contrário da CNH digital, não pode ser usada como um documento de identificação. Até o momento, o procedimento herdado para a emissão de cartões de trabalho físicos continua funcionando normalmente, e o sistema online mencionado na nova portaria ainda pode ter particularidades para seu funcionamento. Considere conversar com o empregador para saber se ele precisa da versão física da carteira de trabalho ou também precisa da digital.

Os empregadores que podem querer usar a carteira de trabalho digital são incentivados a entrar em contato com um especialista para obter conselhos específicos para o cadastro e registro dos funcionários.

DICA: Se prepare e se especialize em Departamento Pessoal

Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!



Conteúdo original Ponto RH

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More