A Carteira de Trabalho Digital é um aplicativo que tem como objetivo principal dar ao cidadão uma ferramenta pratica para acompanhar de modo facilitado a sua vida laboral, tendo acesso a dados pessoais e aos seus contratos de trabalho que estão registrados na Carteira de Trabalho e Previdência Social.
Funções da Carteira de Trabalho Digital
- Informações sobre contratos de trabalhos atuais e antigos
- Gráficos de remunerações
- Tempo de serviço em cada contrato
- Média salarial do empregado
- Solicitar o seguro-desemprego
- Calendário do Abono Salarial
- Repasses do INSS e FGTS
Como obter a Carteira de Trabalho Digital
- Crie uma conta no portal gov.br
- Buscar a opção Carteira de Trabalho Digital,
- Clique em solicitar
- Vá até à opção Quero me Cadastrar
- Preencha seus dados conforme o passo a passo
- Siga as orientações
- Clique agora no ícone Carteira de Trabalho Digital
Como consultar Carteira de Trabalho Digital Digital?
- Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital na Play Store (Android) ou na App Store (iOS)
- Clique em Entrar
- Entre no aplicativo com seu CPF e sua senha do site gov.br.
- Na página de Ínicio, você pode ter acesso as últimas anotações no documento.
- Já na guia Contratos, você consegue localizar as empresas nas quais você já trabalhou.
- Enquanto na página de Enviar, você encontrará opções para salvar os dados da sua carteira e enviá-la para algum contato.
- Na última guia, a de Benefícios, você pode consultar os auxílios que você tem direito.
O que eu faço com minha CTPS antiga?
Se você já tinha a carteira em formato físico você deve guardá-la pois ela continua sendo um documento para comprovar seu tempo de trabalho anterior, é importante nesses casos conservar o documento original.
O que muda é que, daqui para frente, para todos os contratos de trabalho (novos ou já existentes), todas as anotações (férias, salário, etc) serão feitas apenas eletronicamente e você poderá acompanhá-las de qualquer lugar pelo aplicativo ou pela internet.