Para se destacar em um mercado competitivo, é preciso pensar fora da caixa e adotar estratégias inovadoras.
Saber o que é cashback e entender seu funcionamento já configura um ótimo primeiro passo nessa jornada.
Abraçar a inovação e conhecer diferentes alternativas se tornam ações ainda mais relevantes se considerarmos o contexto atual.
Afinal, em momentos de crise, o sentimento do consumidor é afetado.
Foi o que mostrou uma pesquisa feita pela consultoria McKinsey & Co com 26 países.
Segundo ela, o povo brasileiro é o menos otimista sobre a economia de seu país.
Mesmo assim, 35% dos entrevistados afirmaram que não abandonaram suas marcas preferidas.
Porém, estão em busca de preços mais baixos.
Já 19% deles disseram que estão comprando em menos quantidade, e 14% aguardam por promoções e liquidações.
Nesse cenário, entender o que é cashback e saber como implantar um surge como uma ótima alternativa, pois esse modelo conta com vantagens tanto para o consumidor como para o lojista.
Para saber o que é cashback , descobrir como as empresas de cashback lucram e conhecer os benefícios desse modelo, basta seguir com sua leitura!
Afinal o que é cashback?
Cashback vem do termo em inglês que, em livre tradução, significa “dinheiro de volta”.
Trata-se de um sistema em que o consumidor realiza uma compra e depois recebe uma parcela do valor gasto como bônus ou com depósito em conta corrente.
O cashback não é sinônimo de desconto.
Isso porque essa modalidade de recompensa funciona como um programa de fidelidade no qual o cliente, em vez de acumular pontos ou milhas, acumula valores em dinheiro e, assim, recebe uma porcentagem dele.
Para entender melhor o que é cashback, recomendamos que assista ao vídeo a seguir.
Qual a diferença entre cashback e chargeback?
Apesar da similaridade entre os termos cashback e chargeback, eles contam com propostas diferentes.
Afinal, o primeiro funciona como um modelo de recompensa e tem como objetivo fidelizar seus clientes, já o segundo busca garantir a segurança de seus consumidores.
Ou seja, por meio chargeback, o valor é devolvido ao cliente, mas isso não acontece como forma de “bônus”, mas sim como uma espécie de estorno, que é concedido após o cliente cancelar sua compra já efetuada no cartão de crédito devido a alguma irregularidade.
Confira também: “Processo de chargeback: por que é preciso prestar atenção nele?”.
Como funciona o cashback na prática?
Antes de saber como funciona esse modelo na prática, é essencial entender que as regras de cashback para empresas podem variar bastante, uma vez que elas dependem da estratégia e do nicho do negócio.
Só para você ter uma ideia, enquanto umas empresas trabalham com 5% do valor da compra, outras oferecem retornos de 100%.
Para fazer parte desse programa, o usuário deve:
- acessar o site da empresa de cashback;
- visualizar anúncios de lojas virtuais parceiras e escolher a oferta preferida;
- realizar a compra.
Depois de efetuada a operação, a loja analisa a transação e, assim, libera o crédito.
Aqui, é fundamental enfatizar que para receber a sua porcentagem, o consumidor precisa realizar uma série de compras.
Logo, quanto maior for o volume, mais rápido ele atingirá o valor mínimo para receber o dinheiro em conta corrente.
Como as empresas de cashback lucram?
Essa modalidade de recompensa traz benefícios tanto para o consumidor como para as empresas que a adotam.
Para o cliente, a grande vantagem é que ele recebe o retorno direto investido em sua compra.
Já as companhias lucram ao receberem o comissionamento de e-commerces parceiros.
Além disso, o cashback para empresas é uma excelente forma de atrair tráfego qualificado e, assim, aumentar as vendas.
Porém, durante esse processo, é fundamental que a empresa apresente um serviço bem estruturado para atender às demandas de seus consumidores e, logo, fidelizá-los.
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Como implementar o cashback em sua empresa?
Agora que você já compreendeu o que é cashback e conheceu seu funcionamento e vantagens, provavelmente deve estar se perguntando como implementá-lo em sua empresa, certo?
A resposta para a sua dúvida é simples: basta realizar uma parceria com uma organização que ofereça esse modelo.
Há no mercado algumas empresas conhecidas por sua boa reputação, como:
- Méliuz,
- Mooba;
- Popup;
- Ame Digital;
- Trigg;
- Beblue;
- Cashback World.
Contar com boas parcerias é uma das peças-chaves para fazer um negócio decolar.
Nesse sentido, é preciso ter uma visão holística sobre o assunto e analisar se a sua empresa está operando da forma desejada.
Para melhorar suas operações financeiras, por exemplo, há no mercado várias opções interessantes.
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Fonte: Iugu