Chamadas

Celso Amorim foi nomeado chefe da assessoria Especial do presidente Lula

Nesta quarta-feira, a nomeação do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, como assessor-chefe da Assessoria Especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi oficializada em edição extra do Diário Oficial da União.

Agora, Amorim atuará próximo ao presidente, sendo principal conselheiro de Lula e acompanhando o presidente em viagens internacionais. A política externa é um dos principais objetivos de Lula.

Com essa estratégia, Lula terá um conselheiro de política externa e também o ministro Mauro Vieira no Itamaraty, que vale ressaltar, foi indicação de Amorim.

Leia Também: Secretário da Atenção Primária defende o retorno do Mais Médicos

Política externa

De acordo com informações da Presidência da República Lula fará sua primeira viagem oficial no dia 23 deste mês, com destino a Argentina, para participar da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Buenos Aires.

Após visitar a Argentina, o presidente brasileiro deverá visitar o presidente Joe Biden, nos Estados Unidos. A equipe presidencial também está preparando viagens oficiais para China ainda neste semestre, e para Portugal, Lula deve acompanhar a entrega do prêmio Camões para Chico Buarque.

Nesta semana o presidente fez alguns encontros com líderes e chefes de estado, como o vice-presidente da China, Wang Qishan, Alberto Fernández, Luis Alberto Arce Catacora, presidente da Bolívia também com o presidente do Chile, Gabriel Boric.

Também houve encontros com o presidente do Equador, de Honduras e Colômbia e também da Guiné. Lula também se encontrou com Rei Felipe VI, da Espanha, e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Leia Também: Meio Ambiente: Marina toma posse e anuncia novas secretárias

Reabertura de embaixadas

Ainda em 2022, Amorim, participou do Brazil Africa Forum 2022, em São Paulo, durante sua participação, ele afirmou que o continente africano “será prioridade de Lula”. “O Brasil estará de volta no mundo e na África”, afirmou.

Durante o governo de Bolsonaro, muita embaixadas foram fechadas, entre elas a de Cracas, e os consulados e vice-consulados espalhados pela Venezuela.

As relações Brasil e Venezuela foram totalmente cortadas no antigo governo, deixando centenas de brasileiros que vivem na Venezuela sem assistência. Isso porque sem esse laço, a burocracia é muito grande, inclusive durante as eleições, esses brasileiros tiveram que viajar até a Colômbia para votar.

Porém Lula agora pretende reabri-las, de acordo com o novo governo, tal medida faz parte da retomada de diálogo direto com o governo de Nicolás Maduro.

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

2 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

6 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

9 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

14 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

15 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

15 horas ago