Fique Sabendo

Cemig SIM: BH recebe os primeiros Eletropostos Públicos

A Cemig SIM lançou, ontem (03/12), um programa para incentivar a mobilidade elétrica em Minas Gerais.

A ideia é contribuir para a expansão e, consequentemente, popularização dos veículos elétricos em Belo Horizonte, por meio do uso de energia sustentável em eletropostos.

Neste primeiro momento serão implantados três pontos públicos de recarga na capital mineira, localizados no Mercado Central, no supermercado Super Nosso (unidade Lourdes), e na concessionária AvantGarde (Bairro Santa Lúcia).

A iniciativa faz parte da premissa de oferecer soluções inovadoras e inteligentes, com base tecnológica, para tornar os recursos energéticos mais eficientes, respeitando o meio ambiente e a sociedade.

A ferramenta contribuirá fortemente para o desenvolvimento da infraestrutura de tomadas de recarga, permitindo a previsibilidade de uso e a evolução do mercado de veículos elétricos.

Os interessados em utilizar o serviço podem baixar o aplicativo “SIM Charger”, nas lojas Android e Apple. Cabe ressaltar que os eletropostos poderão ser utilizados por todos, inicialmente sem custo de carregamento.

A intenção, de acordo com o CEO da Cemig SIM, Danilo Gusmão, é que o projeto seja ampliado gradativamente. 

“O conceito foi desenvolvido a partir de programa de inovação aberta realizado em parceria com a FIEMG Lab, UseCarGo e Voltbras.

Nossa meta é disponibilizar, além da energia, uma infraestrutura robusta para que os usuários de carros elétricos tenham liberdade para planejar seu deslocamento.

Há também, outros produtos e serviços pensados para atender às individualidades dos novos usuários da tecnologia de mobilidade elétrica e à expansão do seu uso”, afirma.

Além dos eletropostos, a SIM também está realizando um projeto piloto, para compartilhamento de carros elétricos de aluguel.

O objetivo é oferecer opções para a expansão do consumo de energia sustentável, de matriz limpa e bem mais econômica, em todo o estado, mas com o foco, também, no território brasileiro.

Em evento realizado na última quinta-feira, as empresas ArcelorMittal e Supermercado Super Nosso receberam um carro Nissan Leaf, movido à energia elétrica, para que possam testar os aplicativos e postos disponíveis.

O veículo leva uma hora e 45 minutos para atingir 100% de carga. Atualmente, o valor médio de recarga, com fonte solar, é de R$ 40,00, mas nesta ação as recargas serão gratuitas.

NO MUNDO

O Reino Unido é um dos exemplos quando se fala de mobilidade elétrica. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou o governo irá banir a venda de novos veículos movidos exclusivamente à combustão a partir de 2035, cinco anos antes do originalmente programado. Na Noruega, 70% dos carros comercializados adotam propulsão elétrica ou híbrida.

Por Cemig Sim

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

5 minutos ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

8 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

12 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

15 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

20 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

21 horas ago