Chamadas

Entenda a diferença entre centro de custos e centro de resultados

Quando a questão é análise de custos e resultados, a maioria das empresas ainda insiste em manter as mesmas práticas, preservando o levantamento de valores por meio dos chamados centros de custos.

Hoje, porém, é preciso aperfeiçoar a análise gerencial de custos, proporcionando uma vantagem competitiva sustentável às empresas.

Para tanto, é necessário que os gestores conheçam o quanto ganham ou deixam de lucrar com determinado cliente ou segmento de venda.

É exatamente para satisfazer essas necessidades que surgiram os centros de resultados, correspondendo aos segmentos da empresa responsáveis não apenas pela geração de custos, mas também pela oferta de receitas e por resultados.

Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar a diferença entre centro de custos e centro de resultados.

 Acompanhe!

Gestão por centro de custo

Como o nome já diz, o centro de custo está relacionado principalmente ao que as empresas desembolsam.

Para criá-lo, é necessário organizar unidades ou atividades de determinado setor da empresa e categorizar as despesas e desembolsos de cada uma delas de forma eficiente.

Isso otimiza a análise dos componentes do negócio: ao dividir a empresa em segmentos, se pode notar, de modo preciso, o quanto é investido e desembolsado em cada departamento.

Em síntese, o conjunto dos centros de custo promove a organização e exibe um panorama da empresa como um todo.

E, para que se assegure o sucesso desse modelo, é essencial que cada centro conte com um gestor responsável.

Afinal, a partir dos centros de custos, fica mais fácil envolver as lideranças de cada setor, reforçando a responsabilidade e autonomia de cada um para gerenciar seu orçamento, tendo a consciência de que exercem influência global na empresa.

Gestão por centro de resultados

De maneira geral, a ideia de centro de resultados é similar ao centro de custos. Na verdade, a diferença de centro de custos e centro de resultados está no fato desse último ser uma evolução do primeiro.

Levando em consideração que as organizações estão cada vez mais empenhadas na busca por melhores resultados, o centro de custos conquistou uma nova abordagem, a oferta de valor, sendo proporcionada pelo centro de resultados.

principal diferença entre centro de custos e centro de resultados diz respeito, principalmente, ao nível de autonomia e amplitude das decisões tomadas pelos gestores de cada unidade da empresa.

Na estrutura por centro de custos, o gerente tem responsabilidade sobre os desembolsos, já no modelo por centro de resultados, o gestor deve ainda se preocupar com o lucro gerado, com as receitas de cada departamento e com o resultado do todo.

Vantagens dos centros custos e de resultados

Uma vez organizadas as discriminações das despesas por centro de custo, se pode identificar objetivamente qual departamento compromete mais recursos e qual consegue atuar dentro do previsto, viabilizando analisar seus gastos em contraste com os resultados atingidos.

Com isso, o gestor consegue avaliar se as metas e indicadores foram definidos de forma certa, e também constatar se os colaboradores estão fazendo, dentro de suas possibilidades, tudo o que é preciso para atingir os objetivos traçados.

Outro ponto que merece destaque é a mensuração do valor das empresas investidas e das que vão captar investimento.

gestão por centro de custo ou centro de resultado viabiliza que sejam feitas projeções de valor do negócio, como crescimento de receita e valor das predições.

Conseguiu entender bem a diferença entre centro de custos e centro de resultados? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários!

Fonte: FLUA

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

36 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago