Imagem por @freepik / freepik
A ascensão da era digital transformou radicalmente a forma como os negócios são conduzidos e como as equipes colaboram. Nesse cenário, o papel do CEO também evoluiu, exigindo habilidades de liderança adaptativas e uma compreensão profunda das dinâmicas virtuais.
Leia também: CEO Da Hurb Renuncia Depois De Insultar Clientes Na Internet
Para Tania Gomes, empreendedora e diretora de Inovação do Ibrawork, hub especializado em inovação, as redes sociais e a era digital trouxeram uma nova dinâmica para o mundo dos negócios, exigindo que os CEOs se adaptem a um ambiente altamente conectado e em constante evolução. “Nos dias de hoje, um CEO não pode mais se dar ao luxo de ficar distante das tendências digitais. A liderança na era virtual requer uma compreensão profunda das tecnologias emergentes e das mudanças comportamentais do consumidor”, diz.
Leia também: Confira 6 Técnicas Para Aperfeiçoar Sua Comunicação Virtual!
Se antes era opcional ter um perfil da empresa nas redes, hoje é imprescindível para crescer. Visto isso, Tania selecionou cinco pontos essenciais sobre liderança na era virtual. São elas:
O CEO digital não apenas visualiza a estratégia de negócios, mas também compreende como a tecnologia pode impulsioná-la. Ele enxerga oportunidades em inovações digitais, como inteligência artificial, análise de dados e automação, e as alinha às metas organizacionais. Essa visão estratégica ampliada capacita a empresa a explorar novos mercados e entregar valor aos clientes de maneiras inovadoras.
A comunicação é o pilar da liderança virtual. O CEO digital precisa dominar a arte de se expressar de maneira clara e envolvente por meio de canais digitais, como videoconferências e plataformas de colaboração online. Com equipes frequentemente dispersas geograficamente, a comunicação eficaz reduz mal-entendidos e mantém todos alinhados com os objetivos.
A distância física nas equipes virtuais pode levar a uma desconexão emocional. O CEO digital demonstra empatia e constrói relacionamentos sólidos por meio de interações online, reconhecendo conquistas individuais e promovendo um senso de pertencimento. Ações como reuniões virtuais informais e sessões de perguntas e respostas humanizam a liderança.
A transformação digital é contínua e rápida. O CEO digital lidera com agilidade, adaptando-se às mudanças tecnológicas e de mercado. Ele incentiva uma cultura organizacional flexível, onde a experimentação e a aprendizagem constante são valorizadas. Essa capacidade de adaptação permite que a empresa se mantenha à frente da concorrência em um cenário em constante evolução.
O CEO digital reconhece a importância de equipes multidisciplinares e virtuais para impulsionar a inovação. Ele cria um ambiente que estimula a colaboração, independente da localização geográfica dos membros da equipe. Além disso, adota ferramentas de gerenciamento de projetos e plataformas colaborativas para otimizar a produtividade.
Fundado por Thomas Law, o Ibrawork é um hub especializado em inovação e que desenha programas personalizados de inovação aberta, cultura e comportamento e gestão da inovação para empresas dos mais diversos setores.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…